Terça-Feira, 22 de Abril Paraguaçu Paulista 28ºC - 16ºC veja mais

Única zona eleitoral de Borá recebe os 1 mil eleitores para votar neste domingo

30/09/2022 - Zona eleitoral de Borá possui quatro seções disponibilizadas.


Única zona eleitoral de Borá recebe os 1 mil eleitores para votar neste domingo

Borá, que tem o título de menor cidade do estado, é também o menor colégio eleitoral. A única zona eleitoral, abrigada na Escola Estadual “Doutor José de Souza”, recebe os 1 mil eleitores aptos para votar nas eleições de 2022 deste domingo (2).

A zona eleitoral de Borá possui quatro seções disponibilizadas. O que também surpreende é que a cidade possui mais eleitores do que moradores: são 839 habitantes, segundo estimado pelo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma diferença de 201 pessoas.

Em 2020, Borá possuía 1.061 eleitores. Em 2018, o município registrou abstenção acima da média nacional, quando 28% dos 1.123 eleitores não compareceram às urnas.

Em relação ao perfil do eleitorado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, para este ano, 941 eleitores (90,48%) possuem biometria e apenas 99 (9,52%) não.

Única zona eleitoral de Borá, menor cidade do Estado de SP, recebe os 1 mil eleitores para votar neste domingo — Foto: TV TEM/Reprodução

 

Ao contrário das duas maiores cidades do centro-oeste paulista, Bauru e Marília, segundo o TSE, a maior parte do eleitorado é do sexo masculino, sendo 535 (51%) contra 504 (48%) do sexo feminino. Em relação à idade do público, a maior parte tem entre 30 a 34 anos (10,87%), seguido pelo público de 55 a 59 anos (10,48%).

A menor cidade do Brasil é conhecida pelo seu jeito acolhedor. Em 2013, o município, que antes era distrito de Paraguaçu Paulista (SP), perdeu o seu posto de menor cidade do país para Serra da Saudade (MG), que conta com 776 habitantes.

Nas ruas da cidade, não há congestionamento de trânsito e o som dos pássaros ecoa mais alto. A tranquilidade do local atrai principalmente aposentados, sendo que 99% dos empregos são gerados pela usina.

Elevada para a categoria de município em 1964, foi desmembrada de Paraguaçu Paulista no primeiro levantamento realizado pelo IBGE.

Em 1970, Borá tinha 1.270 habitantes e era a décima cidade menos populosa do país. Já em 1980, ficou em segundo lugar com 866.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Associação dos Funcionários da Cocal recebe a 1ª Feira do Livro a partir desta quarta, dia 23

O evento é organizado pela empresa parceira Engenhoca Brinquedos Criativos.

Faculdade Sebrae inicia em maio cursos de MBA online em gestão e negócios

Cursos à distância oferecem formação inovadora, networking e acesso a especialistas.

Motociclista é flagrado a mais de 200 km/h em rodovia no interior de SP

Flagrante foi realizado nesta segunda-feira (21), em Iacri. Velocidade máxima da via é de 100 km/h.

MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

Edital vai contemplar 130 propostas voltadas para Enem e vestibular.

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Ela venceu disputa com outros 5 atletas na categoria "Retorno do Ano"

Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior.

Vereadores se reúnem nesta terça-feira, 22 de abril, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 17 requerimentos, 11 indicações, uma moção e um Projeto de Lei.

Espaço do Revendedor O Boticário é o lugar ideal para você ganhar uma renda extra em Paraguaçu

O Espaço O Boticário fica na Rua XV de Novembro, nº 971.

ANUNCIE DIVULGUE