Trabalho de prevenção contra escorpiões segue em escolas de Paraguaçu Paulista
23/09/2022 - Diversas unidades municipais, estaduais e particulares foram visitadas nesta semana.
Os trabalhos de orientação à prevenção do aparecimento e acidentes com escorpião, que os Agentes de Endemias e Saúde estão realizando nas escolas do município de Paraguaçu Paulista, tiveram continuidade essa semana.
Foram visitadas as unidades EMEF Antônio Mazzei, EMEI Dona Cota, EMEIF Domingos Paulino Vieira, EMEF Coronel Antônio Nogueira, Escola SESI, EMEI Irmã Lúcia, EMEF Professor Célio Siqueira, Lápis de Cor, Escola Estadual Diva Figueiredo da Silveira, EMEI Profª Ruthnea de Cassia Souza e Escola Castelinho.
Os agentes conversam com os alunos de até 10 anos, já que as crianças dessa faixa etária são as que mais preocupam as autoridades, devido à letalidade em caso de acidentes.
Os escorpiões são considerados peçonhentos, pois possuem veneno que são transferidos através do ferrão. O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores como: a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos os grupos mais vulneráveis. Em caso de acidentes, deve-se procurar auxílio médico o mais rápido possível.
Os acidentes são mais frequentes na primavera e verão, quando há o aumento natural da população de escorpiões em função do período de reprodução.
Durante as conversas com os estudantes, os agentes também levam escorpiões em recipientes seguros, para que os alunos conheçam o animal e fiquem mais atentos caso o encontro seja inevitável. As visitas nas escolas continuam durante as próximas semanas.
Fonte: Prefeitura Municipal