Paraguaçu Paulista participa da Semana de Prevenção a tuberculose
12/09/2022 - A doença tem cura e seu tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De 12 a 16 de setembro Paraguaçu Paulista participa da Semana Intensificação de Prevenção a Tuberculose. Uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges.
Os profissionais de saúde das Unidades do município estão atentos aos sintomas que são tosse, em alguns casos acompanhada de sangue, febre, emagrecimento, perda de apetite e sudorese noturna. O diagnóstico é realizado pela avaliação clínica do paciente e exames laboratoriais e raio-X. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.
Essa semana a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Andrade Cortez Romeiro, se reuniu com os Agentes de Saúde e enfermeiras para que seus olhos estejam atentos e voltados a essa doença, passando orientações aos pacientes sobre sintomas e formas de tratamento.
A doença tem cura e seu tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso é importante que o paciente tome os medicamentos de forma regular (todos os dias, em doses adequadas) e pelo tempo previsto (mínimo de 06 meses). Com aproximadamente 15 dias de tratamento, a transmissão da bactéria do indivíduo doente para outras pessoas é interrompida, evitando novos casos da doença.
O abandono do tratamento é um dos principais desafios para o controle da tuberculose e favorece a manutenção de sua transmissão. Adicionalmente, essa situação pode causar a resistência da bactéria aos medicamentos utilizados no tratamento, o que pode levar à ocorrência de casos graves e óbito.
Fique atento, em caso de sintomas procure a Unidade de Saúde mais próximo de sua casa.
Fonte: Prefeitura