Vigilância Epidemiológica orienta funcionários de escolas sobre cuidados com escorpiões
01/09/2022 - Prevenção de acidentes com escorpião deve ser constante.
O Departamento de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiologia, se reuniu na última semana com os Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias a fim de traçar estratégias para conscientizar funcionários das unidades escolares e alunos sobre os cuidados diários no combate a escorpiões. Foram debatidos temas como formas de evitar acidentes e qual a maneira correta de se agir em caso de acidentes com escorpião.
O objetivo da ação é conscientizar a todos quanto à importância de evitar acidentes com o escorpião, orientar a identificar locais que podem ser potenciais esconderijos para o escorpião e auxiliar a criança a entender que esse animal é perigoso e no caso do aparecimento não se deve tocar. Outra orientação é tornar uma prática diária a verificação de roupas, sapatos, berços, colchões, brinquedos entre outros.
Os funcionários das unidades escolares vão ser orientados que, em caso acidente com escorpião (o chamado escorpionismo), a vítima deve ser levada imediatamente ao Pronto Socorro, onde está disponível o soro escorpiônico. Uma criança com menos de 10 anos pode ir a óbito, então o socorro deve ser imediato.
Fonte: Prefeitura Municipal