CMEC ACE Paraguaçu participa do lançamento do programa nacional 'Desenvolve Mulher Empreendedora'
31/08/2022 - Evento de lançamento aconteceu no auditório da Associação Comercial de São Paulo
A Confederação Nacional das Associações Comerciais do Brasil, a CACB, em parceria com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, lançaram no início desta semana, em São Paulo, no dia 29 de agosto, o projeto “Desenvolve Mulher Empreendedora”.
O evento de lançamento aconteceu no auditório da Associação Comercial de São Paulo e contou com mais de 500 participantes, tanto presenciais quanto virtuais, numa iniciativa do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CNMEC) da CACB, da Facesp e do Sebrae.
A ACE Paraguaçu Paulista participou do evento, por meio da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC ACE Paraguaçu, Vânia Aparecida Azevedo de Almeida.
Os eixos desse novo projeto são: inteligência, governança e sensibilização, redes, competências técnicas e socioemocionais, e acesso a mercados; de uma nova proposta que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino por intermédio da atuação das Associações Comerciais espalhadas por todo o Brasil.
"Esse é um projeto criado para, justamente, ajudar a mulher que quer empreender desde o início ou a que já empreende, mas precisa melhorar o seu negócio, por isso nossa participação aqui é de absorver todo o conteúdo e levar o projeto para ser instalado em Paraguaçu Paulista", explicou Vânia, presidente do CMEC ACE Paraguaçu.
Segundo a proposta do projeto o empreendedorismo da mulher pode leva-la à liberdade financeira, que é algo muito importante para livrar as mulheres de qualquer situação vulnerável, distanciando-a dos cinco tipos de violência previstas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, patrimonial, sexual e moral, que hoje afligem muitas mulheres.
"Esse projeto abrange muito a capacidade socioemocional da mulher e lhe permite desenvolver, de forma segura e apoiada, todo o seu potencial, por isso a participação de Paraguaçu no lançamento e, posteriormente na implantação do projeto aqui, é fundamental para a ACE e para nossa cidade", pontuou o presidente Fábio Santos.
Diante do atual contexto, o projeto Desenvolve Mulher Empreendedora quer considerar o empreendedorismo feminino como um dos maiores ganhos que o Brasil teve nos últimos anos e que, com o desenvolvimento dos eixos, a proposta não é apenas requalificar as mulheres, mas também prepará-las e colocá-las para empreender, crescer e gerar renda pessoal, dando novas cores ao seu cenário pessoal e ao da cidade onde elas vivem.
O Sebrae tem programas destinado às mulheres desde 1999 e, agora, atua em parceria com a CACB desde 2000, buscando um projeto de resultados, muito bem desenhado e com pessoas muito competentes à frente dele, assim como cada ACE poderá ter em sua realidade.
"Além da geração de novos empregos, mais renda e fomentar negócios geridos por mulheres, esse programa pode, sobretudo, estabelecer uma cidade mais forte e produtiva, por meio da ação das mulheres e, com isso um Estado mais desenvolvido e um país com uma economia mais forte, e, acima de tudo, mais igual e com a força e a valorização da mulher no comando do empreendedorismo", disse o vice-presidente da ACE Paraguaçu, Wadson Caetano.
A paraguaçuense Vânia, presente no evento em São Paulo, fez questão de destacar que empreender não é uma tarefa fácil, ainda mais para as mulheres que sofrem por uma série de obstáculos e preconceitos, mas tão logo retorne à Paraguaçu Paulista, irá agendar uma série de reuniões e iniciar o processo de implementação do programa na cidade, pois a atual situação e essa cultura que desvaloriza a mulher, precisa e vai ser mudada, segundo a presidente do CMEC ACE Paraguaçu.
Fonte: ACE Paraguaçu