Quarta-Feira, 23 de Abril Paraguaçu Paulista 28ºC - 16ºC veja mais

Bauru confirma primeiro caso de varíola dos macacos

09/08/2022 - Segundo a Secretaria de Saúde, vítima é um homem de 36 anos que não precisou de internação


Bauru confirma primeiro caso de varíola dos macacos

A Prefeitura de Bauru (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta segunda-feira (8) a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, na cidade.

O paciente teve início dos sintomas em 15 de julho, com o resultado positivo para o caso sendo enviado nesta segunda-feira pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente é um homem de 36 anos que procurou a rede pública de saúde, não precisou de internação e já cumpriu o período de isolamento.

O homem é imunossuprimido e não fez viagem para fora do município recentemente. Portanto, o caso foi classificado como autóctone (infecção local). Os contatos próximos a este primeiro caso já foram monitorados.

A varíola dos macacos foi declarada como emergência global de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no mês passado.

A prefeitura diz que segue todos os protocolos recomendados pela OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde para a verificação de casos suspeitos, tratamento de casos confirmados e prevenção da transmissão da monkeypox.

Sintomas e transmissão

Os sintomas da varíola dos macacos são febre, dor no corpo, cansaço, dor de cabeça, perda de força física, dor nas costas e tamanho anormal dos gânglios linfáticos. Depois de alguns dias, a pessoa desenvolve lesões pelo corpo. A pessoa infectada tem os sintomas, em média, de seis a 13 dias após contrair o vírus.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos contaminados.

A transmissão pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos, roupas, roupas de cama ou toalhas, e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Apesar de ser uma doença que exige contato muito próximo e prolongado para transmissão pessoa a pessoa, não sendo característica a rápida disseminação, trata-se de um vírus com potencial epidêmico.

Apesar de o vírus receber a nomenclatura de varíola dos macacos, o atual surto em vários países não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos.

Todas as transmissões identificadas até o momento pelas agências de saúde no mundo foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas.

Como a monkeypox é transmitida principalmente por meio de secreções, a recomendação é evitar contatos próximos com pessoas que estejam com sintomas, como beijos, abraços ou relações sexuais. Também deve ser evitado o contato com as lesões que se formam na pele.

Objetos de uso pessoal não devem ser compartilhados, como pratos, talheres, copos, toalhas, roupas de cama, entre outros.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Associação dos Funcionários da Cocal recebe a 1ª Feira do Livro a partir desta quarta, dia 23

O evento é organizado pela empresa parceira Engenhoca Brinquedos Criativos.

Faculdade Sebrae inicia em maio cursos de MBA online em gestão e negócios

Cursos à distância oferecem formação inovadora, networking e acesso a especialistas.

Motociclista é flagrado a mais de 200 km/h em rodovia no interior de SP

Flagrante foi realizado nesta segunda-feira (21), em Iacri. Velocidade máxima da via é de 100 km/h.

MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

Edital vai contemplar 130 propostas voltadas para Enem e vestibular.

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Ela venceu disputa com outros 5 atletas na categoria "Retorno do Ano"

Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior.

Vereadores se reúnem nesta terça-feira, 22 de abril, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 17 requerimentos, 11 indicações, uma moção e um Projeto de Lei.

Espaço do Revendedor O Boticário é o lugar ideal para você ganhar uma renda extra em Paraguaçu

O Espaço O Boticário fica na Rua XV de Novembro, nº 971.

ANUNCIE DIVULGUE