Terça-Feira, 22 de Abril Paraguaçu Paulista 28ºC - 16ºC veja mais

Brasil negocia compra de vacina contra varíola dos macacos

25/07/2022 - País tem 696 casos confirmados da doença.


Brasil negocia compra de vacina contra varíola dos macacos

Com 696 casos confirmados de varíola dos macacos, o Brasil articula com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a aquisição da vacina contra a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, as negociações estão sendo feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países onde há casos confirmados da doença.

Por meio de nota, a pasta ressaltou que a vacinação em massa não é preconizada pela OMS em países não endêmicos para a enfermidade, como é o caso do Brasil. A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.

Dos 696 casos confirmados no país até o momento, 506 são procedentes do estado de São Paulo, 102 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 13 do Distrito Federal, 11 do Paraná, 14 do Goiás, três na Bahia, dois do Ceará, três do Rio Grande do Sul, dois do Rio Grande do Norte, dois do Espírito Santo, três de Pernambuco, um de Mato Grosso do Sul e um de Santa Catarina.

Emergência internacional

A OMS decidiu hoje (23) declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.

A doença

A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) provoca um quadro mais brando que a varíola conhecida como smallpox, que foi erradicada na década de 1980.

A varíola doas macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento se refere, em geral, a pessoas imunossuprimidas, como pacientes com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, nos pés, no peito, no rosto ou em regiões genitais.

Para prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante higienizar as mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Associação dos Funcionários da Cocal recebe a 1ª Feira do Livro a partir desta quarta, dia 23

O evento é organizado pela empresa parceira Engenhoca Brinquedos Criativos.

Faculdade Sebrae inicia em maio cursos de MBA online em gestão e negócios

Cursos à distância oferecem formação inovadora, networking e acesso a especialistas.

Motociclista é flagrado a mais de 200 km/h em rodovia no interior de SP

Flagrante foi realizado nesta segunda-feira (21), em Iacri. Velocidade máxima da via é de 100 km/h.

MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

Edital vai contemplar 130 propostas voltadas para Enem e vestibular.

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Ela venceu disputa com outros 5 atletas na categoria "Retorno do Ano"

Funeral do papa Francisco será realizado sábado, anuncia Vaticano

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior.

Vereadores se reúnem nesta terça-feira, 22 de abril, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 17 requerimentos, 11 indicações, uma moção e um Projeto de Lei.

Espaço do Revendedor O Boticário é o lugar ideal para você ganhar uma renda extra em Paraguaçu

O Espaço O Boticário fica na Rua XV de Novembro, nº 971.

ANUNCIE DIVULGUE