Mudança de titularidade da conta de energia protege inquilinos e proprietários de imóveis
30/06/2022 - Serviço está disponível pelos canais digitais da Energisa 24 horas por dia
Conhecer as regras para mudança de titularidade na conta de energia está entre os serviços mais procurados pelos clientes com a Energisa. Além de não ter custo algum para o cliente, a mudança de titularidade pode ser feita diretamente pelos canais digitais, sem sair de casa. E para quem precisa comprovar residência fixa para diversos fins, por exemplo, ter a conta de energia no próprio nome é uma praticidade, além de proteger inquilinos e proprietários de imóveis alugados.
Para facilitar o entendimento dos clientes sobre a importância da mudança de titularidade da conta de energia, o coordenador de atendimento da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Padovani Costa, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.
Qual a importância de ser o titular da conta de energia?
Rodrigo: O principal benefício é poder solicitar serviços diretamente para concessionária, como por exemplo, a segunda via completa da conta de energia, inspeção técnica do medidor, entre outros.
A conta de energia pode ser utilizada também como comprovante de residência fixa para diversos fins, como abertura de conta bancária e solicitação de crédito, admissões em empresas, matrículas em instituições de ensino e inscrições em concursos públicos. Além disso, o cliente que tem a conta de energia no seu nome pode participar de campanhas promocionais realizadas pela Energisa como a de pagamento via PIX que sorteia um ano de conta grátis.
Como o cliente pode solicitar a mudança de titularidade? Tem algum custo?
Rodrigo: O cliente pode solicitar a transferência sem custo algum. Por meio dos canais digitais de atendimento, de forma segura, ágil e sem sair de casa. Na Agência Digital disponível no site servicos.energisa.com.br, basta clicar no ícone "Todos os serviços", depois em "Mudança de titularidade" e informar os dados pessoais e do imóvel. A mesma funcionalidade está disponível no aplicativo Energisa On e na atendente virtual do whattsapp pelo gisa.energisa.com.br.
Quais os documentos que devem ser apresentados?
Rodrigo: São necessários apenas os documentos pessoais do responsável pelo imóvel (RG e CPF ou carteira de motorista), número da unidade consumidora, telefone de contato e, nas situações em que houver necessidade de comprovação da propriedade ou posse do imóvel, o consumidor deverá apresentar documentos válidos que atestem o vínculo com o imóvel, como por exemplo, contrato de aluguel e escritura. É importante informar a lista de equipamentos elétricos para verificar se a rede elétrica é compatível com a demanda de energia necessária. Esse item é imprescindível para pontos comerciais.
Qual é a orientação para quem vai alugar um imóvel?
Rodrigo: Antes de alugar o imóvel é importante checar com o locador se todas as faturas foram quitadas e se o inquilino anterior pediu o desligamento de energia. Também é importante solicitar o desligamento da energia quando encerrar o contrato de aluguel. Dessa forma, o cliente vai pagar apenas pelo seu consumo no período em que foi responsável pelo imóvel.
Como faço para atualizar o meu cadastro na Energisa?
Rodrigo: A funcionalidade está disponível no aplicativo Energisa On, na Agência Digital (servicos.energisa.com.br) e pela atendente virtual do whatsapp pelo gisa.energisa.com.br. É necessário informar os dados pessoais e de contato. Manter um cadastro atualizado é importante para receber notificações sobre manutenções preventivas na rede de energia, em que será necessário o desligamento programado, por exemplo.
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