Ex-árbitro Internacional de Basquete Toni Affini é homenageado em Torneio de Basquete em Paraguaçu
20/06/2022 - Toni Affini doou o apito de ouro, que apitou a final olímpica em 1988 ao Departamento de Esporte
Na tarde do último sábado (18/06) o ex-árbitro internacional de basquete Antônio Carlos Affini, mais conhecido em Paraguaçu Paulista, sua cidade natal, como Toni Affini, recebeu uma homenagem da Associação de Basquete Paraguaçu (ABP), dentro das atividades que integraram o III Torneio de Basquete Máster, que neste ano levou o seu nome.
Além de apitar a final olímpica em 1988 em Seul na Coreia do Sul, entre União Soviética X Iugoslávia, Toni Affini também apitou a final do Campeonato Mundial de Basquete em 1990 na Argentina, também entre Iugoslávia X União Soviética. Já na Olimpíada de Barcelona em 1992, Toni Affini apitou o primeiro jogo do verdadeiro Dream Time americano com Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Charles Barkley e companhia.
Toni Affini também foi Diretor Técnico de Arbitragem da Federação Paulista de Basquete e hoje trabalha com projetos e clínicas de basquete no nordeste do Brasil.
Após muita emoção e em agradecimento a todas as homenagens recebidas por ele durante esses dias aqui na sua terrinha, Toni Affini doou o apito de ouro, que apitou a final olímpica em 1988 ao Diretor do Departamento Municipal de Esporte e Lazer, Júlio César de Almeida, para que o mesmo seja exposto no Memorial da Tocha Olímpica, que está localizado dentro do Ginásio Municipal de Esporte Sylvio de Magalhães Padilha, sede do Departamento Municipal de Esporte e Lazer.
"Foi uma honra receber das mãos de Toni Affini, um dos maiores árbitros de basquete do mundo o apito que ele conduziu uma final olímpica, o momento mais sublime e emocionante de quem vive e ama o esporte. Esse apito será cuidado e ficará exposto para que a história desse grande homem paraguaçuense, possa ser eternizada e repassada ao maior número de pessoas possível", afirmou Júlio César de Almeida.
O professor Amarildo José Ramos conversou com o homenageado, que falou sobre a emoção de retornar a Paraguaçu. Confira: