Voluntários se unem e decoram a Praça da Matriz para as celebrações de Corpus Christi
17/06/2022 - Para a Igreja Católica, a prática de confecção dos tapetes remete à acolhida de Jesus em Jerusalém.
As celebrações de Corpus Christi em Paraguaçu Paulista, assim como em todo o país, foram marcadas pela tradição da confecção dos tapetes de serragem.
O trabalho reuniu um grupo de pessoas da Pastoral dos Coroinhas, Catequese, JAR, Crisma, além de pais, mães, crianças, jovens e idosos, todos unidos em torno do simbolismo de desenhar cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão.
A confecção dos tapetes em Paraguaçu Paulista teve ainda a doação de corantes e borras de café da comunidade, e a doação de serragem de uma madeireira do município, a Madepar.
A decoração foi feita na praça da Matriz, em torno da Paróquia Nossa Senhora da Paz.
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização.
Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".
"Os tapetes integram o trajeto da procissão com o Santíssimo Sacramento, que para os católicos é a presença de Jesus no Pão Eucarístico".
Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas hoje, os fiéis também usam materiais diversos, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores.
Os tapetes não saem do lugar: normalmente são feitos desenhos no próprio chão, que depois são preenchidos com esses materiais, compondo os tapetes.
Redação TV Paraguaçu/ Com informações G1/ Fotos: Redes Sociais