Vereadora de Paraguaçu denuncia ter sido vítima de racismo
03/05/2022 - “Tire o seu racismo da frente que eu quero passar com a minha cor”, afirmou Delmira.
A vereadora paraguaçuense Delmira de Moraes Jerônimo usou a tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 2, durante Sessão Ordinária, para denunciar uma situação de racismo a qual foi vítima.
Segundo ela, a pessoa teria questionado “o que aquela negrinha está fazendo aqui”, se referindo ao fato de ela ocupar uma cadeira na Casa de Leis.
Indignada, a vereadora desabafou. “Hoje você gostaria que eu estivesse sendo escravizada, de cabeça baixa, igual ficavam os escravos que serviram o nosso país há 100 anos, mas eu estou aqui, eu estou em pé”, destacou.
Delmira falou com orgulho de sua trajetória, afirmando que trabalhou na roça, que foi empregada doméstica, foi telefonista, foi conselheira tutelar e após estudar com muita dificuldade se formou professora e hoje já ocupa o segundo mandato como vereadora.
“Eu lutei, eu gosto da política, por isso que eu estou aqui”, ressaltou. “Eu quero dizer para você quando diz quem pensa que aquela negrinha é, o que ela pensa com essas fofoquinhas, é que você tire o seu racismo da frente que eu quero passar com a minha cor e o teu lugar e o de tantos outros é na cadeia, finalizou.
Redação TV Paraguaçu