Mulher que colocou veneno de rato na comida da filha em Bauru é condenada a 25 anos de prisão
03/05/2022 - Edna Aparecida de Souza Ribeiro, de 51 anos, tentou matar a filha no dia 14 de agosto de 2014
A Justiça condenou a mulher que colocou veneno de rato na sopa da própria filha a mais de 25 anos de prisão, em Bauru (SP). Edna Aparecida de Souza Ribeiro, de 51 anos, tentou matar a filha no dia 14 de agosto de 2014, dentro da casa, no Parque Santa Edwirges, para se vingar do ex-marido.
A sentença saiu na quinta-feira (28), após Edna ser julgada pelo Tribunal do Júri. Inicialmente, a mulher iria responder por tentativa de homicídio, mas o tribunal mudou a classificação do crime e condenou a mulher por lesão corporal por motivo torpe e extorsão mediante sequestro.
Segundo a sentença, Edna deve cumprir uma pena de 25 anos, seis meses e 13 dias inicialmente em regime fechado. Ela não tem o direito de recorrer em liberdade.
A defesa da mulher alegou que ela era incapaz de entender a gravidade do que havia feito por possuir transtorno dissociativo, mas a Justiça rejeitou a tese.
Na época do crime, a filha de Edna ficou quatro dias internada no Hospital Estadual, mas sobreviveu. Ela tinha nove anos e relatou que só tomou a sopa porque não sabia que estava envenenada.
Ainda segundo a sentença, a menina disse em depoimento que a comida estava muito vermelha, mas acreditava que a mãe tinha colocado beterraba.
Após ser envenenada, a criança também foi ameaçada pela mãe com uma faca. Edna impediu que o pai socorresse a menina até que ele transferisse o carro para seu nome. Depois de acionada, a polícia encaminhou a mãe e a filha para o Pronto-Socorro Central, onde passaram por atendimento e lavagem estomacal.
Confissão
Em um vídeo gravado pela polícia logo após o flagrante, Edna confessou que colocou veneno de rato na comida dela e da filha. No depoimento, a mulher também afirmou que a filha sabia que ela havia colocado veneno na sopa.
Na época, o delegado responsável pelo caso, Paulo Cali, explicou que a mulher se trancou em um dos cômodos da casa com a filha e se aproveitou de uma sopa, ferveu o alimento e colocou o veneno de rato. Ela então deu a sopa para criança e também ingeriu o alimento.
Confira a transcrição do diálogo no vídeo:
Polícia: o que tinha nesse prato?
Mãe: tinha veneno para rato dentro do forno.
Polícia: e o que você fez com o veneno?
Mãe: coloquei na sopa.
Polícia: e depois o que você fez?
Mãe: fervi a sopa e tomei e dei para ela (filha).
Fonte: G1