Professores da rede municipal de Quatá fazem manifestação reivindicando o piso salarial nacional
31/03/2022 - Os professores enfatizam que o piso salarial do magistério é Lei e que portanto deve ser cumprido
Na tarde desta quarta-feira (30), por volta das 17h30 os professores da rede municipal de ensino da cidade de Quatá saíram em passeata pela avenida principal da cidade reinvidicando o pagamento do piso salarial nacional do magistério.
Os representantes da classe fizeram uma solicitação através dos vereadores e um ofício foi enviado ao executivo em 19/01/2022, porém até o dia 29/03/2022 o prefeito municipal de Quatá, Marcelo Pecchio, não havia respondido o documento.
Na manhã desta quarta (30) os professores foram informados através de um ofício enviado às escolas, que o executivo está cobrando do MEC, que fez a portaria do piso salarial do magistério, o repasse dos valores corrigidos para pagamento.
O prefeito alega ainda, que em reunião realizada nesta semana, o Presidente da Confederação Nacional de Municípios foi enfático no seu posicionamento no Congresso dos Municípios e disse que os municípios não tem segurança jurídica no momento pra assumirem isso, mas assim que tiverem vão cumprir.
Os professores enfatizam que o piso salarial do magistério é Lei e que portanto deve ser cumprido, já que segundo eles, o município recebe bilhões através do FUNDEB, justamente para pagamento destes profissionais.
Eles acrescentam ainda que desde dezembro de 2021, em virtude da economia nos gastos com dinheiro do FUNDEB, devido a pandemia, estão solicitando o rateio dessa verba, o que já foi autorizado pelo governo federal, mas que infelizmente não foram atendidos. O caso foi levado ao Ministério Público da promotoria de Quatá e aguarda resultado.