No Dia Contra a Discriminação Racial, Escola Maria Ângela aborda a Educação Antirracista
22/03/2022 - Os professores envolvidos na atividade foram: Eliana Cruz, Caique Lucio e Marcelino.
Considerando a necessidade de se trabalhar projetos para uma educação antirracista; e por ser o dia 21/03 uma data importante na luta contra o Racismo e o apartheid, os professores Eliana Cruz, Caique Lucio e Marcelino desenvolveram na Escola Maria Ângela Batista Dias um projeto de Educação Antirracista.
“A ONU instituiu o 21 de março como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação.
Segundo a professora Eliana Cruz, uma das idealizadoras da atividade na Escola Maria Ângela, o trabalho com os estudantes teve como objetivo:
- Rememorar uma triste data na história da luta contra o Racismo.
- Conscientizar os jovens sobre a necessidade de se pensar uma sociedade mais justa e sem discriminação.
- Possibilitar que os jovens expressem sua luta contra o Racismo na sociedade e no ambiente escolar.
- Fomentar a discussão/debate sobre a luta e a educação antirracista.