Morta a facadas pelo próprio marido, vítima de feminicídio é sepultada em Dracena
21/03/2022 - Corpo de Simone Rodrigues Santiago, de 43 anos, foi enterrado na tarde de sábado (19)
O corpo de Simone Rodrigues Santiago foi sepultado na tarde deste sábado (19), no Cemitério Municipal, em Dracena (SP). Ela foi morta a facadas pelo próprio marido na sexta-feira (18).
O velório ocorreu somente neste sábado (19), no município.
Simone tinha 43 anos e foi esfaqueada dentro da residência do casal, no Bairro Bortolato II, na manhã da sexta-feira (18).
A Polícia Civil informou que a vítima e o marido não tinham histórico de violência. O suspeito, após esfaquear a esposa, ligou para um dos filhos e disse-lhe: "Me perdoe, me desculpe, eu matei a sua mãe".
De acordo com a Polícia Militar, quando a equipe chegou ao local, a vítima estava caída na garagem, com o marido também caído ao lado. O autor estava com a faca na mão e cortes no pulso. Em junho do ano passado, Paulo Henrique Santiago, que trabalha como gerente de produção de produtos agropecuários na linha de ferragens de uma empresa em Dracena, e Simone Rodrigues Santiago, que era dona de casa, haviam completado 27 anos de casamento, conforme publicação feita pela vítima em uma rede social.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois foram socorridos em estado grave e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Dracena.
A mulher apresentava cortes em várias partes do corpo, como no braço, no pescoço e nas costas. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu.
Já o homem, de 45 anos, que teria tentado se matar após golpear a esposa, foi encaminhado ao centro cirúrgico e o estado era grave. Segundo a PM, ele tinha ferimentos nos pulsos, no pescoço, no tórax e no abdômen.
Neste sábado (19), a Santa Casa de Dracena informou que Santiago segue internado na unidade.
Ainda conforme a PM, o motivo do crime teria sido passional.
'Me perdoe, me desculpe, eu matei a sua mãe'
O caso de feminicídio foi registrado na Delegacia da Polícia Civil, que já deu início às investigações para esclarecer o crime.
A titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Luciana Falcão Mendes, afirmou que o crime foi cometido quando havia apenas o casal na residência.
"Provavelmente, houve uma discussão, já que não havia outro familiar presente. Ele desferiu vários golpes de faca na companheira ainda na sala de televisão. Em seguida, eles foram para a garagem, onde ela caiu. Provavelmente, foi o local onde ele cortou os pulsos para um suicídio. Ele ligou para um filho dizendo: 'Me perdoe, me desculpe, eu matei a sua mãe'. Quando o filho chegou ao local, ele ainda teve tempo de avistar o pai sobre a mãe, segurando a faca", afirmou a delegada.
A delegada ainda salientou que a convivência do casal, aparentemente, era boa.
“No entanto, o filho nos relatou que o autor estava com muitos ciúmes da vítima ultimamente”, disse.
A delegada destacou que, apesar de estar internado no hospital, o autor já foi autuado e preso em flagrante por feminicídio.
“Ele permanecerá com escolta da Polícia Militar até se restabelecer e ser transferido”, falou.
A Polícia Científica foi ao local do crime para realizar a perícia e a faca usada pelo suspeito foi apreendida.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para o exame necroscópico.
“Assim vamos ter a noção de quantos golpes [a atingiram] e [em] quais as regiões ela foi esfaqueada”, disse a delegada.
Por fim, ela orientou as mulheres a procurar o auxílio da polícia em caso de violência doméstica.
“A orientação é sempre registrar o Boletim de Ocorrência e solicitar a medida protetiva de urgência. Levem a sério todas as ameaças dos seus companheiros porque, a partir do momento em que esse companheiro parte para a ameaça de morte, ele já demonstra que está arraigado nele esse sentimento de posse e de propriedade sobre a mulher”, finalizou Luciana.
Fonte: G1