Equipes de combate à dengue recolhem três caçambas de lixo por dia em visitas a casas em Paraguaçu
28/02/2022 - De 800 casas visitadas na última semana, 350 tinham larvas do mosquito aedes.
Na última semana, as equipes de agentes que estão trabalhando no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Paraguaçu Paulista, visitaram cerca de 800 casas por dia, com 3 frentes de trabalho diferentes, para tentar conter a alta transmissão da dengue na cidade. Os agentes relatam que mesmo com todo o trabalho que vem sendo realizado, o número de imóveis com focos do mosquito transmissor ainda é muito grande.
Das 800 casas visitadas diariamente pelos agentes, em 350 foram encontrados algum recipiente com larvas, caso não fossem eliminados iriam se transformar em mosquitos dentro de poucos dias. A equipe também tem retirado dos imóveis diariamente, em torno de 3 caçambas do veículo Saveiro de materiais inservíveis, mesmo após a realização da campanha "Limpeza já".
Os agentes fazem um trabalho incansável de eliminação de criadouros e orientação, mas, mesmo com toda a orientação e conhecimento, a população ainda não assumiu a sua responsabilidade diante do problema. Todo o trabalho de combate e aplicação de veneno se torna ineficiente se não houver a participação de todos, principalmente do morador, que tem a obrigação de deixar seus quintais livre de materiais inservíveis.
Entre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos está: a nebulização costal, que deve se estender até a próxima semana nas ruas do bairro Barra Funda. Na última quinta-feira, dia 24, a cidade iniciou a utilização da NAV (Nebulização com Equipamento Acoplado a Veículo), no período noturno nos bairros, Vila Nova, JD. Tênis Clube, JD. America, JD. Bela Vista, JD. Paulista, Vila Galdino e entorno da Faculdade Gammon, além do controle e eliminação de criadores realizados pelos agentes.
Desde o mês de outubro as Equipes de Controle de Endemias de Paraguaçu Paulista estão em uma luta incansável para tentar conter a transmissão de dengue, mas o descomprometimento de muitos moradores está fazendo com que a transmissão não pare.
No período de janeiro até a última quarta-feira, dia 22 de fevereiro, 550 pessoas já foram notificadas para dengue, dessas 174 receberam resultado positivo e 264 aguardam a liberação dos exames.
Fonte: Prefeitura