Com 80 vagas em Paraguaçu, Programa Bolsa do Povo recebe inscrições até esta segunda-feira
07/02/2022 - Em Quatá são 160 vagas e Assis, 100 vagas. Já em Lutécia, também são ofertas 80 vagas
As pessoas interessadas em disputar uma das cerca de 5,8 mil vagas do Programa Bolsa do Povo disponíveis nas regiões de Bauru e Marília (SP) têm até esta segunda-feira (7) para fazer sua inscrição através da internet, pelo portal do programa, o www.bolsadopovo.sp.gov.br.
Em Paraguaçu Paulista, são 80 vagas disponíveis. Em Quatá são 160 vagas e Assis, 100 vagas. Já em Lutécia, também são ofertas 80 vagas para o programa. Borá, Oscar Bressane e Maracaí tem 60 vagas cada.
O programa, destinado a pessoas desempregadas e maiores de 18 anos, oferece a oportunidade de o desempregado realizar atividades de trabalho em órgãos públicos estaduais e participar de cursos de qualificação profissional durante cinco meses, recebendo bolsas no valor de R$ 540 por mês.
Serão aceitas inscrições de moradores do estado de São Paulo, desempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 606 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo). A convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial.
A carga horária das atividades em órgão públicos será de quatro horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício poderá ser pago por cinco meses consecutivos.
Além disso, será ofertado um curso de qualificação profissional e apoio à empregabilidade, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).
Os inscritos poderão escolher seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas:
Auxiliar de Controle de Produção e Estoque
- Gestão Administrativa
- Gestão de Pessoas
- Organização de Eventos
- Rotinas e Serviços Administrativos
- Secretariado e Recepção
A distribuição de vagas entre os municípios levou em consideração a população, o índice de vulnerabilidade social, além do interesse e capacidade da prefeitura local.
Já os cidadãos inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com prioridade para mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.
Com informações do G1