Energisa registra 12 ocorrências coletivas causadas por pipas na rede elétrica na região em 2021
02/02/2022 - O número foi menor que a quantidade de 2020, quando foram contabilizadas 22 ocorrências coletivas.
Mesmo com o fim do período das férias escolares, diversão faz parte do calendário da criançada o ano inteiro. Na lista das brincadeiras prediletas de quem gosta de se divertir ao ar livre, a pipa atrai crianças e adultos, que passam horas entretidos com o colorido do céu. E, apesar das constantes orientações à comunidade sobre como empinar pipa com segurança, muitos ainda se arriscam brincando próximo da rede de energia, cercas elétricas, antenas e outros equipamentos que podem provocar graves acidentes.
"É importante que as crianças tenham o hábito de brincar ao ar livre. Mas, no caso da pipa, não pode ser em qualquer lugar. Pela segurança de quem está brincando e também dos que estão por perto, o correto é empinar em parques, praças, campos de futebol e áreas rurais, longe de fios, cabos, torres e subestações de energia", explica Juliana Volpi Favaretto, coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
Ela reforça que em locais inapropriados, as pipas podem enroscar nos fios e, ao tentar puxá-las, a pessoa está sujeita a um choque elétrico, que pode ser fatal.
"Também não se deve soltar pipa nos dias de chuva, especialmente quando houver raios, porque eles são atraídos por pontos altos. E a pipa, nessas circunstâncias, pode ser esse ponto mais alto", alerta Juliana.
Sem energia
Juntamente com os riscos para a segurança das pessoas, a brincadeira com pipas perto da rede elétrica pode ocasionar outros problemas como a interrupção no fornecimento de energia. Só em 2021, nos 27 municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste, nas regiões de Assis e Tupã, foram registradas 12 ocorrências coletivas ocasionadas por pipas na rede elétrica. O número foi menor que a quantidade de 2020, quando foram contabilizadas 22 ocorrências coletivas.
"Apesar da redução no número de ocorrências, precisamos continuar alertando a comunidade. A brincadeira em local inadequado é um risco muito grande para quem está empinando o brinquedo, para os que estão por perto e também um prejuízo para os clientes que podem ficar sem energia, inclusive serviços essenciais", lembra a coordenadora.
Para evitar que resquícios de pipas presos às estruturas causem um curto-circuito ou vazamento de energia nos dias de chuvas, a Energisa promove a limpeza rotineira nas redes, retirando restos de pipas, rabiolas e outros objetos dos fios, que possam ocasionar problemas ao sistema elétrico.
Para as crianças, pais e responsáveis, a Energisa sempre reforça algumas dicas importantes sobre a brincadeira com pipas:
- Jamais solte pipa próximo em áreas urbanas;
- Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
- Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol danifica os fios de energia;
- Se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a Energisa. Apenas profissionais autorizados pela empresa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;
- Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
- Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.
Em caso de necessidade, contate a Energisa Sul-Sudeste:
- Aplicativo para celular EnergisaOn
- Gisa - (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp)
- Site: www.energisa.com.br
- Call Center – 0800 70 10 326
Fonte: Energisa