Projeto Instituto de Talentos é sucesso em Paraguaçu Paulista
20/01/2022 - Iniciativa permite que as empresas contem com benefícios fiscais e ofereçam vagas aos jovens
A Associação Comercial e Empresarial – ACE, de Paraguaçu Paulista, entre as tantas inovações que vem oferecendo à população e empresários, mantém e apresenta o projeto Intal – Instituto de Talentos, que, baseado na lei federal nº 11.788, permite que jovens da cidade sejam contratados pelas empresas beneficiadas, iniciando sua vida profissional.
A ACE, antenada com as necessidades da cidade e da população, percebeu que muitos alunos em escolas da cidade procuram se capacitar da melhor forma possível, preparando-se para o mercado de trabalho, porém a falta de experiência, ou melhor, a exigência de experiência que muitas empresas fazem, impedia o acesso desses jovens a uma carreira.
Com o instituto de talentos, a Associação Comercial preenche exatamente a lacuna nesta relação, ou seja, permite que as empresas contem com benefícios fiscais e ofereçam vagas aos jovens que buscam o primeiro emprego, ao mesmo tempo que, garante ao jovem a possibilidade de acesso ao mercado de trabalho, de forma oficial, proporcionando que a tão sonhada experiência seja adquirida, mesmo que o aprendiz esteja ainda em formação.
Na prática é simples e muito bem elaborado, pois o aprendiz trabalha em um regime de 30 horas semanas, não ultrapassando o máximo de 6 horas diárias, recebe uma bolsa pelo seu trabalho, além da garantia de um seguro contra acidentes pessoais. O empresário, paga essas obrigações e, além de ter uma pessoa que está em processo final de qualificação e formação, ainda recebe ótimos benefícios fiscais e econômicos.
Para o presidente da ACE Paraguaçu, Fábio Santos, "esse é um ótimo projeto, que também já é sucesso entre as maiores associações comerciais do estado de São Paulo e, há mais de 2 anos, faz parte das inovações implantadas pela nossa gestão aqui em Paraguaçu Paulista".
Fábio informou ainda que, nesse período, foram mais de 300 contratos de trabalho celebrados entre as empresas participantes com os jovens estagiários, permitindo aos estudantes ganharem a tão sonhada experiência e, aos empresários, mediante benefícios da lei, ampliarem suas equipes de trabalho, contratando para seus quadros jovens inovadores e empreendedores.
A própria Associação Comercial viveu essa experiência com a contratação de Isabela Moraes, um exemplo dessas possibilidades. Contratada para atuar como estagiaria na primeira campanha de vestibular da FACSP no polo da ACE Paraguaçu, Isabela gostou de um curso da faculdade e se inscreveu, tornando-se aluna do curso Gestão Comercial. Como ela passou a fazer curso superior na FAC, acabou sendo contratada como estagiaria no recém-criado Departamento Comercial da ACE e, devido ao seu ótimo desempenho, foi promovida e terá sua carteira registrada na entidade, passando a atuar como analista comercial.
Segundo o vice-presidente da ACE, Wadson Caetano, "esse projeto é excelente, tanto para nós empresários, que nesses tempos difíceis, com os subsídios do projeto conseguimos contratar mais pessoas para a equipe, e é bom também para os jovens, que passam a ganhar a tão sonhada experiência, agregando valor a sua formação e seu currículo, eu mesmo possuo duas estagiarias em minha empresa" – concluiu o dirigente.
Para o gestor da ACE, superintendente Fernando Rocha, os números comprovam o sucesso da proposta, já que, em todo o estado de São Paulo 70% dos alunos inscritos no projeto acabam sendo registrados na própria empresa onde atuam como estagiários. "Na Associação Comercial, dos 5 funcionários, 2 se efetivaram por meio desse processo" – afirmou Rocha. Segundo ele, outros 20% acabam sendo registrados em outras empresas, que percebendo o bom desempenho dos estagiários, acabam fazendo propostas de registro definitivo.
Além de todo esse sucesso, o quadro pode ser ainda melhor para os jovens estagiários, pois a Associação Comercial publicou um edital versando sobre a contratação de estágio remunerado para a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, aumentando ainda mais as possibilidades para os jovens trabalhadores da cidade.
Fonte: Associação Comercial