Calor e férias causam aumento na procura por cachoeiras em Paraguaçu Paulista
29/12/2021 - Conheça algumas das quedas d’água mais procuradas e saiba quais cuidados tomar para evitar acidentes
Os paraguaçuenses são apaixonados por cachoeiras e privilegiados por contar com mais de 30 cascatas e corredeiras acessíveis para uso no entorno da cidade.
Nessa época do ano, de verão, calor excessivo e férias, as quedas d’água têm tido uma grande procura por pessoas que querem aproveitar o calor intenso para apreciar as belezas naturais das cachoeiras que cercam a região de Paraguaçu Paulista.
Quedas d’água como o Nagamatsu e o Véu da Noiva, em Roseta, Cachoeira do Horto Florestal e Toca da Onça, em Quatá, são muito procuradas pelos banhistas.
Algumas das cacheiras que cercam a cidade ficam localizadas em propriedades particulares, outras contam com potencial para exploração turística.
Conheça algumas das quedas d’água mais populares:
1 - SALTO DO CAPIVARA
Localizada próxima a Rodovia Manílio Gobbi, a SP 284, nas proximidades do km 466, no lado contrário da Pedreira Siqueira, a cachoeira Salto do Capivara surpreende pela sua força.
O rio que forma a queda d’água é o Capivara, por isso o local foi batizado com esse nome. Ele é considerado a cachoeira com o maior volume de água de Paraguaçu Paulista.
2 - SALTO DO NAGAMATSU
Localizada na vicinal de acesso ao distrito de Roseta, o Salto do Nagamatsu é formado por três quedas d’água encostado ao cerrado. O local é fascinante, um convite a aventura, diversão e lazer.
3 – CACHOEIRA VÉU DA NOIVA
O Salto da Roseta, conhecido carinhosamente como Véu da Noiva, fica localizado no distrito de Roseta, a cerca de 2 km do trevo de acesso. A queda d’água é um presente para os amantes da natureza. Não é muito fácil chegar ao local, já que não há sinalização e ela está localizada dentro de uma propriedade particular. Além disso, há uma pequena descida até a cachoeira, que é feita a pé e contém obstáculos, como espinhos e galhos. Mas todo o sacrifício é recompensado por uma beleza espetacular e um lugar calmo para se refrescar e se divertir bastante.
4 – CACHOEIRA DO HORTO
Simples e cheia de beleza, a Cachoeira do Horto Florestal é formada por duas pequenas quedas d’água claras e tranquilas. O lugar marcou a infância de muitos paraguaçuenses e ainda se destaca como uma opção viável para se divertir com os amigos e familiares.
Cuidados ao acessar as cachoeiras:
Alguns cuidados são fundamentais ao acessar cachoeiras, para evitar acidentes e até mesmo afogamentos. O ideal é evitar ficar muito perto das quedas d’água, já que dependendo da força, pode ser criado um buraco no local, onde o banhista pode cair e não ter forças para retornar à superfície.
Também é fundamental ficar atento a locais onde não se conhece a vegetação que está no fundo, evitando acidentes com pedras ou galhos em caso de mergulho. Não deixar o nível da água ultrapassar a cintura é outra dica de ouro para quem procura por cachoeiras.
Confira abaixo outras dicas do Corpo de Bombeiros:
Redação TV Paraguaçu