Tradicional Festa de Reis em Sapezal não será realizada novamente em 2022
29/12/2021 - Folia é organizada e comandada pela Companhia da Família Rosa
Celebrado no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis é popularmente conhecido como o momento em que se encerram as celebrações natalinas e a árvore de Natal é desmontada. Porém, a data carrega consigo uma série de significados e é comemorada das mais diversas maneiras ao redor do mundo.
No calendário cristão, o Dia de Reis marca o momento que os três reis magos do Oriente foram visitar o recém-nascido Jesus Cristo.
Na Bíblia, a referência sobre os três magos está no evangelho de São Mateus. O relato conta que dias após o nascimento de Jesus, magos guiados por uma estrela foram visitar e ofertar presentes para o recém-nascido.
Os três presentes têm um papel importante na celebração. De acordo com a narrativa cristã, Deus provê para os seus fiéis sempre que precisarem. Assim, as ofertas dos reis magos eram parte dessa provisão divina. Os presentes foram ouro, incenso e mirra, um óleo muito valioso usado para embalsamar mortos, sendo que o ouro e a mirra foram essenciais para a sobrevivência dos pais de Jesus quando, para proteger o recém-nascido, fugiram para o Egito.
CELEBRAÇÕES NA REGIÃO
Na região de Paraguaçu Paulista, diversos encontros de bandeiras e companhias de Reis são realizados tradicionalmente no mês de janeiro, entre elas a que ocorre no distrito de Sapezal, organizada pela Família Rosa, e que costuma reunir um público de mais de mil pessoas.
Entretanto, em 2022, por conta da pandemia da Covid-19 e para evitar aglomerações, os eventos foram cancelados. Neste ano de 2021, a festa também não foi realizada em virtude do Coronavírus.
Segundo Jorge Rosa, a Companhia de Reis fará uma única apresentação no dia 8 de janeiro, em Taciba, onde visitará as casas e entoará os cantos na igreja da cidade.
Redação TV Paraguaçu