Ex-ministro Aldo Rebelo lança livro em Paraguaçu Paulista
06/12/2021 - Obra “O Quinto Movimento” trata da centralidade da Questão Nacional
O ex-ministro Aldo Rebelo lançou neste domingo, dia 5, em Paraguaçu Paulista/SP, a obra “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada”, pela Jornal JÁ Editora, com apoio do Instituto José Bonifácio.
O lançamento aconteceu na Associação dos Funcionários da Cocal e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o empresário Carlos Ubiratan Garms, a ex-prefeita Almira Garms, os vereadores Derly Silva, Ricardo Rio, Vilma Bertho, Delmira de Moraes Jerônimo, Juninho do Peg Pag Lima, Daniel Faustino, Junior Baptista e Vanes Generoso, além de convidados e amigos.
O livro, com 252 páginas, trata da centralidade da Questão Nacional a partir da necessidade de uma reflexão sobre o Quinto Movimento como iniciativa à retomada da construção do Brasil pós-pandemia, posterior a quatro grandes movimentos históricos.
“Não é um trabalho acadêmico, mas sim uma coletânea de ensaios; um roteiro de debates sobre o Brasil: a história, sua formação e discussões sobre o Quinto Movimento”, afirma o autor.
Aldo destaca ainda a importância de abordar a centralidade da Questão Nacional considerando a impreterível retomada do desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, social, combinados com a projeção de poder diplomático e militar em harmonia com as legítimas aspirações nacionais.
De acordo com Aldo Rebelo, o país vive um período de desorientação e imobilismo sobre os rumos do país, onde se faz necessária a união dos brasileiros em torno de três grandes causas: a do desenvolvimento do Brasil, da redução das desigualdades e a manutenção do país em certos padrões de democracia.
“É preciso rever o Brasil como ativo, como patrimônio natural, humano, protagonista da política, da economia e da vida, no cenário das nações. Desta forma, podendo se apresentar ao mundo com um novo posicionamento ambiental, humanista, transformador, seguro, acolhedor, equilibrado social e economicamente, por meio da união de forças heterogêneas. Um país efetivamente independente e acima de tudo inovador”, reforça.
Para se alcançar este cenário, Rebelo explica no livro que, dentre outros aspectos, faz se urgente uma coesão nacional e social incompatíveis com a desorientação atual de grupos de “direita” e de “esquerda”.
“A centralidade da Questão Nacional e o Quinto Movimento se confrontam com o cosmopolitismo de ‘direita’ e de ‘esquerda’ e a ele contrapõem a união das forças heterogêneas, sociais, empresariais, intelectuais, políticas e culturais, da cidade e do campo, como alternativa para a retomada da construção do Brasil e do seu futuro.”
A obra “O quinto movimento: propostas para uma construção inacabada” é dividido em três momentos: A Origem das ideias, Os quatro movimentos que construíram o Brasil e o Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada.
Aldo Rebelo é jornalista e escritor e foi Ministro de Estado nas pastas da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais (2004-2005), do Esporte (2011-2014), da Ciência, Tecnologia e Inovação (2015) e da Defesa (2015-2016). Foi secretário da Casa Civil do governo de São Paulo (2018). Presidiu a Câmara dos Deputados (2005 a 2007), foi o relator e viajou o Brasil para implantar o Novo Código Florestal e foi deputado federal por seis mandatos pelo estado de São Paulo.
Redação TV Paraguaçu/ Com informações do Blog do Esmael e Trassos Assessoria/ Fotos: Rita Rebelo