Paraguaçuense conquista 1º lugar em edital com romance sobre cortadores de cana
01/12/2021 - Obra 'Canavial, os vivos e os mortos' deverá ser lançada em breve.
O escritor e jornalista paraguaçuense Ramon Barbosa Franco, que atualmente vive em Marília, conquistou o primeiro lugar no Edital nº 2/2021 de Fomento Municipal, com o romance 'Canavial, os vivos e os mortos'.
Segundo o escritor, a obra foi escrita inspirada em todos os cortadores de cana que um dia ele viu na Paraguaçu Paulista da sua infância e adolescência. Ele afirma ainda que com honra e suor, os boias-frias edificaram uma economia.
“O livro 'Canavial, os vivos e os mortos' deixará de ser um original e ganhará os leitores de Marília e da região graças aos esforços e suores de muitas pessoas que acreditaram neste projeto, a começar pela minha esposa Ieda de Paula, meus dois filhos Guilherme e Gustavo e meus pais Cláudia e Roberto. Quero agradecer à irmã que a Vida me deu, Caká de Cerqueira César, produtora cultural e editora que transformará este sonho em uma realidade”, destacou.
“Agradeço à La Musetta pelo empenho e profissionalismo de sempre. A enorme felicidade de ter nesta realidade o imenso artista naíf Aloísio Dias da Silva, que prontamente aceitou o desafio de ilustrar o romance épico e na figura deste grande artista rendo as minhas homenagens e respeito a todos os artistas, poetas, compositores, escritores e jornalistas de Marília, cidade que me acolheu no ano de 1999 e desde então jamais deixou de me proporcionar ensinamentos, alegrias e crescimento tanto pessoal, quanto espiritual”, agradeceu o escritor.
Ele dedica a conquista para o patrono do prêmio, o médico e compositor Aldir Blanc. “Uma das vítimas deste vírus assassino que o maldito negacionismo só piora, o compromisso de jamais decepcioná-lo e encerro este texto que levei quase uma vida inteira a prepará-lo, com uma frase da música de Aldir Blanc e João Bosco: 'Salve o navegante negro que tem por monumento as pedras pisadas no cais!' - 'Mestre Sala dos Mares', finalizou o paraguaçuense.
No total, 122 projetos concorreram ao Edital. A publicação do livro acontecerá em 2022.
Redação TV Paraguaçu