Quarta-Feira, 23 de Outubro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Profissionais da Saúde se capacitam para aplicar testes de ISTs

29/11/2021 - Objetivo é melhorar oferta de atendimento com 100% dos profissionais treinados.


Profissionais da Saúde se capacitam para aplicar testes de ISTs

O Município de Paraguaçu Paulista realizou em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, uma capacitação para novos executores para teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis e Hepatite, direcionados a profissionais de saúde de Paraguaçu Paulista e região.

O curso foi ministrado pela Coordenadora da GVE-13 de Assis, Gisele Gutierres Carvalho Ciciliato, Coordenadora do SAE/CTA, Cíntia Alfredo Funabashi, a Coordenadora da Vigilância Epidemiologica, a enfermeira Paula Andrade Cortez Romeiro e pela enfermeira do SAE/STA, Cristiane Hozyo. Os testes sorológicos são considerados de fundamental importância para o conhecimento, tratamento e prevenção de patologias como HIV, Sífilis e Hepatites virais, pois são ferramentas simples, de fácil execução e interpretação, inclusive fora do ambiente laboratorial, desde que sejam realizados por profissionais habilitados para a metodologia.

A partir da capacitação, o município pretende melhorar a oferta de atendimento com 100% dos profissionais treinados. O TRD é importante porque permite que o teste seja realizado em todas as gestantes, em pacientes com tuberculose e em todos os usuários que procurarem de forma espontânea a rede municipal de saúde.

Além disso, com o diagnóstico positivo o paciente pode ser encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado em DST/Aids do município e iniciar o tratamento mais rapidamente.

O curso foi dividido em três etapas, teóricas e prática, nas partes teóricas foram apresentadas a forma correta de utilização dos testes rápidos, a importância dos procedimentos de biossegurança, controle de qualidade dos testes e abordagem do paciente (aconselhamento pré e pós-teste), além dos documentos necessários para a realização da metodologia (Procedimentos Operacionais Padrão, Ficha de Controle de Estoque, Folha de Trabalho e Laudo dos resultados).

Na última quinta-feira, dia 25, a aula prática compreendeu o próprio Teste Rápido Diagnóstico para HIV, o teste rápido de triagem para Sífilis e o teste rápido em fluido oral (saliva) para HIV. Além disso, pode promover o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais de diversas cidades. A iniciativa visa tornar esses profissionais em facilitadores/multiplicadores do TRD na rede.

 

Fonte: Prefeitura Municipal



MAIS NOTÍCIAS

Polícia investiga se negligência médica resultou em aborto de adolescente de 14 anos em Duartina

Hospital diz que não apresentará esclarecimentos públicos.

Mãe é presa suspeita de espancar filho de dois anos até a morte no interior de SP

Menino teve fígado e rins dilacerados.

Após suspeita de HIV, mulher é levada a canavial e morta a pedradas em Lins

Vítima de 26 anos foi morta a pedradas por se negar a fazer teste.

INSS: sistema agiliza cumprimento de concessão judicial de benefícios

Parceria com o CNJ permite conceder benefício em poucos minutos.

MEC divulga locais de prova do Enem 2024

Exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 55 milhões

Dezenas sorteadas foram: 23 - 37 - 39 - 47 - 52 - 56.

Casa Preta, em Sapezal, se consolida como um espaço cultural de qualidade na região

Espaço, aberto de quarta a domingo, oferece atrações como gastronomia, cerveja gelada e boa música.

Sabesp é alvo de ataque cibernético e registra instabilidade na rede digital

 Empresa não identificou comprometimento de dados pessoais dos clientes.

ANUNCIE DIVULGUE