Campanha pretende ampliar testagem para o HIV/Aids em Paraguaçu
08/11/2021 - Unidades de Saúde se unem ao SAE para levar testagem aos públicos prioritários.
A prefeitura de Paraguaçu, por meio do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE-CTA), prepara para Dezembro Vermelho uma semana de programação especial ao enfrentamento do HIV, entre outras infecções. Trata-se da campanha Fique Sabendo que, neste ano, será realizado em parceria com as unidades da Saúde do município.
A Campanha consiste em realizar testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis nas populações mais prioritárias e detectar a doença logo no início, oferecendo tratamento adequado e uma melhor qualidade de vida.
Na primeira semana de dezembro, todas as Unidades Municipais de Saúde participarão da programação ofertando também por meio de ações ‘extra muro’ os testes e tentando alcançar, ao máximo, a população mais vulnerável à contaminação, que são adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, profissionais do sexo, usuários de álcool e outras drogas, homossexuais, travestis, transexuais, mulheres e idosos.
O Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com HIV e não sabem. Por isso, o objetivo da campanha, é incentivar a testagem e, consequentemente, o diagnóstico precoce dos casos de HIV. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável e a pessoa não irá desenvolver Aids. O diagnóstico também é uma medida de prevenção, porque, na medida em que a pessoa é diagnosticada e tratada, ela deixa de ter uma carga viral circulante.
Fonte: Prefeitura Municipal