Túmulo do Menino da Tábua atrai visitantes durante o feriado de Finados em Maracaí
03/11/2021 - Agosto é o mês dedicado ao milagreiro, mas o feriado de finados também movimentou o local
Um túmulo de uma personalidade religiosa é ponto de visita durante o feriado de Finados em Maracaí (SP). A sepultura de Antônio Marcelino, conhecido como "Menino da Tábua", costuma atrair devotos de várias cidades da região.
O Menino da Tábua, que viveu entre os anos de 1900 e 1945, é uma personalidade religiosa de devoção popular que viveu na cidade de Maracaí. Vítima de uma doença que o impedia de andar e restringia seu crescimento, o garoto passou a maior parte da sua vida deitado sobre uma tábua.
Nesta terça-feira (2), o cemitério da cidade é aberto normalmente - e o uso de máscaras é obrigatório por causa da pandemia de Covid. Segundo a administração do local, o movimento maior no túmulo famoso é no mês de agosto, mas as pessoas também costumam visitar o local neste feriado.
Segundo relatos de pessoas que conheceram Marcelino, ele consumia apenas leite e água, não gostava de usar roupas e não deixava que forrassem sua tábua. Também se diz que nunca saía de casa e jamais viu a luz do sol.
Ainda em vida, acreditava-se que o Menino da Tábua teria realizado vários milagres, como a cura de pessoas e animais doentes, e graças foram alcançadas por sua misteriosa intercessão.
Antônio Marcelino morreu no ano de 1945 e foi enterrado junto com sua tábua. Parte da popularidade alcançada pelo milagreiro se deve às canções gravadas pela dupla sertaneja Pardinho & Pardal.
Em 1978, eles gravaram a música "O Menino de Tábua", a primeira de uma trilogia que ainda teria outras duas canções: "Os Milagres do Menino da Tábua" e "A Capela do Menino da Tábua".
Na cidade também há uma capela dedicada a Marcelino. No ano passado, a pandemia de Covid-19 cancelou a peregrinação de mais de 40 anos de fiéis na cidade no mês dedicado ao Menino da Tábua.
Fonte: G1