Paraguaçu decreta situação de emergência após vendaval
28/10/2021 - Relatório preliminar registrou 67 famílias que tiveram residências danificadas.
Com o decreto de situação de emergência publicado na terça-feira (26/10) em edição extraordinária, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista pretende dar agilidade na reconstrução de espaços públicos e atendimento às famílias afetadas pelo vendaval do último sábado.
O decreto de Nº 6.831 publicado no Diário Oficial desta terça é fundamentado no Parecer Técnico da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) que está auxiliando o município no levantamento de prejuízos e danos.
De acordo com parecer, foram registrados danos humanos, materiais e ambientais, com quedas de diversas árvores, afetando vias municipais e rurais, residências, prédios públicos e particulares, praças, comércio local e a zona rual, e o comprometimento do fornecimento de serviços de distribuição de energia elétrica, de abastecimento de água, de telefonia e de internet.
Até o momento, relatório preliminar da Defesa Civil contabilizou 67 famílias que tiveram residências atingidas com parte da cobertura arrancada pela força do vento, sendo duas famílias que precisaram ser realocadas para casas de parentes para garantia de segurança.
O decreto também autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistir a população afetada.
Nesta quarta-feira (27/10), o prefeito Antian esteve em São Paulo em busca de recursos para solucionar no menor tempo os prejuízos ocasionados pela tempestade. Desde a madrugada de domingo, logo após o ocorrido, a prefeitura tem mobilizado seus colaboradores para atendimento das principais demandas como retiradas de árvores e reparo de semáforos, além de distribuição de lonas para cobertura de locais destelhados.
Fonte: Prefeitura