Quarta-Feira, 23 de Outubro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Dia de Luta contra a LGBTfobia: Câmara rejeita projeto de autoria da vereadora Vanes Generoso

19/10/2021 - Foram 2 votos favoráveis e 10 contrários


Dia de Luta contra a LGBTfobia: Câmara rejeita projeto de autoria da vereadora Vanes Generoso

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores rejeitou por 2 votos favoráveis e 10 contrários projeto de lei de autoria da vereadora Vanes Generoso, que instituiria o dia de luta contra a LGBTfobia no calendário oficial do Município de Paraguaçu Paulista, que seria comemorado anualmente no dia 17 de maio. Desta forma, a matéria será arquivada.

O objetivo da instituição do “Dia de Luta contra a LGBTfobia” seria promover a conscientização, prevenção, orientação e combate ao preconceito por meio de ações de conscientização baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

De acordo com a justificativa do projeto, “LGBTfobia é o termo usado para descrever o sentimento de ódio ou repulsa por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans. A atitude se revela em forma de preconceito ou discriminação, explícita ou velada, e que deve ser combatida, para que se forme uma sociedade baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. A violência contra a população LGBT se expressa cotidianamente nas ruas, por meio dos insultos, piadas, agressão física e discriminação nos locais de estudo, moradia, trabalho e lazer”.

O dia 17 de maio é conhecido mundialmente como o Dia Internacional de Combate a Homofobia. É nessa data que se comemora o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças, passando a ser denominado homossexualidade.

Desde então, o dia 17 de maio é vivenciado como uma data simbólica em que as pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de preconceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância, uma data voltada à conscientização.

“Infelizmente, muitas pessoas LGBT continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero. Caberia ao Poder Público realizar ações/debates contra a LGBTfobia, garantindo os direitos para a promoção da cidadania plena de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais”, disse a autora do projeto, vereadora Vanes.

No Brasil, o Dia Nacional de Luta contra a LGBTfobia foi incluído no calendário oficial em 2010, pelo Decreto Federal de 4 de junho daquele ano. “Assim, instituir em nosso Calendário Oficial o Dia Municipal de luta contra a LGBTfobia, seria avançar no combate às opressões que atingem diretamente as pessoas LGBTs”, disse Vanes.

Confira o voto dos vereadores:

Favoráveis: Vanes Generoso e Marcelo Gregório

Contrários: Daniel Faustino, Fábio Santos, Graciane de Madureira, Juninho do Peg Pag Lima, Paulo Japonês, Professora Delmira, Professor Derly, Professor Rodrigo Andrade, Ricardo Rio e Vilma Bertho.

Fonte: Assessoria Câmara Municipal



MAIS NOTÍCIAS

Idosos do CCI participam de passeio especial em Hotel Fazenda em Iepê

Os usuários da instituição desfrutaram de café da manhã, almoço e café da tarde no local

Prefeitura entrega matrículas de imóveis a moradores do Aldo Paes Leme e Conjunto dos Funcionários

Moradores podem receber no Paço Municipal até o dia 25 de outubro.

Energisa investe R$ 2,6 milhões em novo caminhão para operação em linhas de alta tensão

Além de qualidade e tecnologia nas operações, nova aquisição proporciona maior segurança das equipes

Unidade de Saúde da Mulher destina dias específicos para cuidados com profissionais da Santa Casa

Mais de 200 profissionais tem olhar voltado para a própria saúde.

Associação Comercial divulga oportunidades de emprego e estágio em Paraguaçu

Saiba como ter acesso às vagas e onde deixar seu currículo.

Polícia investiga se negligência médica resultou em aborto de adolescente de 14 anos em Duartina

Hospital diz que não apresentará esclarecimentos públicos.

Mãe é presa suspeita de espancar filho de dois anos até a morte no interior de SP

Menino teve fígado e rins dilacerados.

Após suspeita de HIV, mulher é levada a canavial e morta a pedradas em Lins

Vítima de 26 anos foi morta a pedradas por se negar a fazer teste.

ANUNCIE DIVULGUE