Quarta-Feira, 15 de Janeiro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Projeto para instituir o Dia de Luta contra LGBTfobia será votado hoje na Câmara de Paraguaçu

18/10/2021 - Autora do projeto acredita que instituir debate é avançar no combate às opressões.


Projeto para instituir o Dia de Luta contra LGBTfobia será votado hoje na Câmara de Paraguaçu

Será votado hoje (18) na Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista o Projeto de Lei 49/2021, que institui o Dia de Luta contra a LGBTfobia no calendário oficial do município de Paraguaçu Paulista.

Segundo o PL, o objetivo da instituição do “Dia de luta contra LGBTfobia” é promover a conscientização, prevenção, orientação e combate a LGBTfobia através de ações de conscientização baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Na justificativa do projeto, a vereadora autora destaca que LGBTfobia é o termo usado para descrever o sentimento de ódio ou repulsa por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans.

A atitude se revela em forma de preconceito ou discriminação, explícita ou velada, e que deve ser combatida, para que se forme uma sociedade baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.

A violência contra a população LGBT se expressa cotidianamente nas ruas, por meio dos insultos, piadas, agressão física e discriminação nos locais de estudo, moradia, trabalho e lazer.

O PL destaca ainda que o dia 17 de maio é conhecido mundialmente como o Dia Internacional de Combate a Homofobia. É nessa data que se comemora o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças.

Desde então, o dia 17 de maio é vivenciado como uma data simbólica em que as pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de preconceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância, uma data voltada à conscientização.

Infelizmente, muitas pessoas LGBT continuam a passar por situações de preconceito, discriminação e opressão e por processos de patologização em decorrência de suas orientações sexuais e expressões de gênero.

 “Cabe ao Poder Público realizar ações/debates contra a LGBTfobia, garantindo os direitos para a promoção da cidadania plena de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais”, justifica o PLO.

No Brasil, o Dia Nacional de Luta contra a LGBTfobia foi incluído no calendário oficial em 2010, pelo Decreto Federal de 4 de junho daquele ano.

 “Assim, instituir em nosso Calendário Oficial o Dia Municipal de luta contra a LGBTfobia, é avançar no combate às opressões que atingem diretamente as pessoas LGBTs”, destaca o projeto da vereadora Vanes.

 

 Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

OAB de Paraguaçu alerta que golpistas fingem ser advogados para cobrar valores indevidos de clientes

Criminosos se aproveitam de informações de processos que são públicas e entram em contato

Como fica a previsão do tempo em Paraguaçu Paulista e região

Hoje não deve chover, mas amanhã, segundo o Climatempo, existe possibilidade

Balcão de empregos da Associação Comercial disponibiliza diversas vagas neste início de ano

Saiba como fazer para se candidatar a uma oportunidade.

Idoso morre após bater moto contra semáforo em avenida de Bauru

Motociclista perdeu o controle do veículo ao passar por cruzamento na tarde de segunda-feira (13)

Mulher ateia fogo em marido após pedir que ele não saísse de casa no interior de SP

​​​​​​​Homem saiu da residência e quando voltou a mulher ateou fogo nele ainda no carro.

Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos

Para ministro, nova política da Meta dificulta combate à desinformação.

Governo cria bolsa de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura

Medida faz parte de programa Mais Professores, de incentivo à docência.

Vendas de veículos leves novos e usados atinge 14,2 milhões

Brasil se torna oitavo maior produtor global de veículo em 2024.

ANUNCIE DIVULGUE