Quarta-Feira, 23 de Abril Paraguaçu Paulista 29ºC - 16ºC veja mais

IBGE: desemprego cai para 13,7% no trimestre encerrado em julho

01/10/2021 - Mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada


IBGE: desemprego cai para 13,7% no trimestre encerrado em julho

A taxa de desocupação caiu 1 ponto percentual no trimestre encerrado em julho, indo para 13,7% na comparação com o trimestre finalizado em abril. Mesmo com a queda, o país tem 14,1 milhões de pessoas em busca de um trabalho. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que produziu a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Segundo o instituto, houve aumento de 3,6% no número de pessoas ocupadas, com mais 3,1 milhões no período analisado, chegando a 89 milhões de pessoas.

A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, disse que, com isso, o nível de ocupação subiu 1,7 ponto percentual, para 50,2%, primeira vez acima de 50% desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020.

“Essa é a primeira vez, desde o trimestre encerrado em abril de 2020, que o nível de ocupação fica acima de 50%, o que indica que mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país”, afirmou.

Empregos recuperados

A analista explicou que, no trimestre e no ano, houve recuperação dos empregos com carteira assinada. Mas ainda há 5 milhões de pessoas ocupadas a menos do que no período pré-pandemia.

“Se você olhar do ponto de vista da população ocupada, a gente está em 89 milhões. Bem no início de 2020 estávamos na casa de 94 milhões, ou seja, ainda temos cinco milhões a menos do que no período pré-pandemia. Mas houve um crescimento bastante significativo da população ocupada, que volta a ficar acima dos 50%, mas ainda é bem menor do que o que tínhamos no período pré-pandemia. O crescimento maior no trimestre e no ano foi do emprego com carteira”, afirmou Adriana.

O emprego com carteira assinada subiu 3,5%, com mais 1 milhão de pessoas, totalizando 30,6 milhões no trimestre móvel analisado. Na comparação com o mesmo período de 2020, o número aumentou 4,2%. Segundo o IBGE, este é o primeiro aumento no emprego com carteira desde janeiro de 2020, na comparação anual.

A mesma pesquisa também indicou que houve aumento nos postos de trabalho informais, com a expansão do trabalho por conta própria sem Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e do emprego sem carteira no setor privado. Com isso, a taxa de informalidade subiu de 39,8% do trimestre móvel anterior para 40,8% no trimestre encerrado em julho.

O número de empregados no setor privado sem carteira cresceu 6% na comparação trimestral, para 10,3 milhões de pessoas. Em um ano, esse contingente subiu 19%.

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

1ª Feira do Livro é sucesso na Associação dos Funcionários da Cocal

O evento é organizado pela empresa parceira Engenhoca Brinquedos Criativos.

Associação Comercial investe em boas práticas e fortalece compromisso com a excelência

Manual de Conduta e Código de Ética eleva padrão de serviços prestados à comunidade empresarial.

Paraguaçu Paulista terá Formação de Líderes e Gestores

Mais informações podem ser obtidas pelo (14)99656-3236.

Partes de corpo de homem atacado por onça são achadas em toca no Pantanal

Jorge Avalo trabalhava como caseiro na fazenda onde foi atacado na segunda-feira (21)

Homem é preso em Paraguaçu Paulista por violência doméstica, ameaça e porte ilegal de arma de fogo

Ocorrência foi registrada nesta terça-feira, dia 22, na Vila Nova.

Paraguaçu Paulista tem 152 casos confirmados de dengue, aponta boletim

Vigilância em Saúde pede que população continue atenta à eliminação de focos

Jovem de 18 anos é preso por tráfico de drogas após ser flagrado com maconha e cocaína em Assis

Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou fugir, o que motivou a abordagem.

Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua

Expectativa é de cerca de 1 mil unidades no primeiro lote

ANUNCIE DIVULGUE