Quinta-Feira, 24 de Outubro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

João do Jornal, vítima de Covid-19, será homenageado hoje pela Câmara

08/09/2021 - A moção de pesar é de autoria da vereadora Vilma Bertho, junto com o vereador Clemente Júnior.


João do Jornal, vítima de Covid-19, será homenageado hoje pela Câmara

A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista realiza nesta quarta-feira uma homenagem ao repórter e fotógrafo João Luiz Donizete da Silva, o João do Jornal, falecido em 28 de junho, vítima da Covid-19.

A moção de pesar foi feita pelos vereadores do PV, a qual o João fazia parte, e é de autoria da vereadora Vilma Bertho, elaborada junto com o vereador Clemente Júnior.

João Luiz Donizete era filho do Sr. João Francisco da Silva, popularmente conhecido como Boa Gente, funcionário de muitos anos da Prefeitura e da Sra. Aparecida Honorfa de Souza Silva, sendo um dos irmãos mais velhos de uma família numerosa de dez irmãos, nascido em Paraguaçu Paulista no dia 15/01/1972.

Era formado em quatro cursos técnicos: Turismo, Administração Rural, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. E seu grande sonho era a formação em Direito.

Após o falecimento de seus pais teve como responsabilidade a tutela dos irmãos, missão que assumiu com grande louvor e dignidade mantendo a união e o companheirismo entre os irmãos.

Seu primeiro emprego foi na Câmara Municipal quando tinha dezessete anos, trabalhando com o Presidente da Câmara, o professor Adauto Elias Moreira e o saudoso Sodinha. Também teve a oportunidade de trabalhar em duas empresas de materiais de construção. Trabalhou também no Jornal Folha da Estância, na coordenação do Sr. Augusto Reis e a Srª Marcy Pacheco, onde teve uma aprendizagem da rotina da empresa jornalística.

No início de 2005 foi contratado pela empresa Jornal A Semana para trabalhar na parte comercial, vender anúncios, assinaturas e fazer cobrança, mas logo começou a dar palpites nas matérias e os palpites davam certo.

A primeira matéria do João no A Semana foi em parceria com a Katia Euzébio, quando estourou a barragem do Grande Lago. Ele, com uma máquina fotográfica foi responsável por uma das mais fantásticas coberturas do jornal e logo em seguida fez a matéria da recuperação do Grande Lago.

Muitas reportagens do Jornal A Semana, feitas por ele, se tornaram sucesso em revistas da região e até no jornal do Sesi. Auxiliou na criação do Semaninha, um caderno voltado para as crianças. João, Katia e depois Daniela Parisotto visitaram todas as escolinhas de Educação Infantil, entrevistaram profissionais da Educação e retrataram a vida escolar dos anos 2008, 2009, 2010.

Em 2011, após a criação de “A Revista”, outro caderno de sucesso do A Semana, João passou a cobrir tudo, tinha prazer em retratar a felicidade das pessoas. Tornou-se a “Alma do A Semana”, tendo seu trabalho reconhecido pela equipe.

Conhecia todo mundo, era como um telescópio para saber quem era quem em Paraguaçu, através das suas lentes conhecíamos a sociedade do novo século.

João era polêmico, nada passava sem uma reflexão, as vezes prestes a fechar a edição, com a oficina preparada para rodar ele chegava e mudava tudo.

João também era um esportista nato!!! Como gostava de esporte, estava sempre participando, liderando e motivando os esportistas. Onde tinha uma quadra de futsal na cidade lá estava o João arrumando um horário e convocando seus amigos para aquela famosa “pelada”.

Participou por várias vezes do torneio de futsal organizado pela Igreja Quadrangular de Paraguaçu Paulista. Era um torneio famoso e lá estava o João a frente, comandando a sua equipe da Igreja Presbiteriana Independente, que atualmente é coordenada pelo Pastor Hélio Osmar Fernandes.

João sempre teve muito orgulho e contava sempre a façanha conquistada no Acampamento das Igrejas Presbiteriana Independente, durante o Carnaval de 2001, mais exatamente em fevereiro, no Colégio Diocesano de Assis (IEDA).

Conquistou o título diante das cidades de Assis, Cândido Mota, Marília e Maracaí. O time que tinha entre outros Clebinho, Eliel, Celio, Henrique Bigode, Miguel, Pedro, Natal e vários outros. Foi inesquecível!!!!

Em 2008 l participou do campeonato de futsal livre organizado pelo Departamento de Esportes, João liderou o time do Once Caldas com o goleiro Miguel, Cicinho, Daniel Distruti, Clebinho, Pedro Henrique, Pedrinho, conquistando o 4º lugar na segunda divisão.

Já no campeonato da ASP, conquistou o primeiro título da Copa ASP Prolar com o time denominado Argentina vencendo a Grécia na final. Em 2009, na I Copa ASP, João viu seu time Once Caldas ser derrotado pelo Real Madri por 5 a 2 e ficou com vice-campeonato. Na II Copa ASP teve o título frente ao Máster de Quatá, os Veteranos daquela cidade.

João liderou o time e conquistou o título com os amigos Pardal, Celião, Gilberto, Moacir goleiro, Cicinho, Pedro Henrique in memorian , Clebinho, Jurandir da Gráfica, Daniel Distruti, Dênis, Pedrinho,Marcelo Timotheo, Rony Policial e Diego.

O ciclismo começou na vida do João em bate papos para se fazer um esporte alternativo para evitar lesões no joelho, já que o futebol estava se tornando um pouco pesado. Sempre dedicado, João decidiu que era hora de pedalar e conhecer as belezas aos arredores de Paraguaçu e região. Começou juntamente com Diego Castro, Marcos Cambraia e Clebinho, pedalando dentro da cidade. Mas João queria voos mais altos e fundou o grupo de pedal “Cachorro Louco” juntamente com os amigos Clebinho, Lucas, Conde, Pedrinho, Ronaldo e seu filho João Victor e vários outros amantes deste esporte.

Em julho de 2020 realizou o primeiro pedal com o percurso na lagoa de Conceição do Monte Alegre. A partir daí sempre agregando com os amigos como Alemão, Danilo Bigode, Gelão, Amarildo José, Marcelo Pim, Gibinho Varrone, Samuel, Divino Batista, Osni Bombeiro, Fabinho da Vidraçaria, Moacir, Flávio Ruiz, Roseane Ruiz, Carla Ruiz, Rafael, Andreza Faustino, Reginaldo Galhardo, Darleine Néris, Josué da Bicicletaria, Caldeirão, Izabel Alvim, Suraia, Lúcia, Cesar Sampar, Antian, Marcos (Ray Tec), Renato, Andreza Conde, Juliana (cunhada) e de tantos outros amigos do pedal etc.

João era o grande líder do grupo. Com seu jeito enrolado, mas sempre agregador, sempre procurando incentivar os amigos. No meio do pedal dos outros grupos como Capota Mais Num Breca, Solta o Freio, Amigos do Pedal, enfim, João era muito querido por todos. Os percursos com o líder João tinham história!!! Cada uma melhor que a outra!!!

Tênis de Campo foi outra paixão do João, que vendo alguns amigos praticando despontou a vontade de tentar. No começo até questionou pois não era sócio do PTC, mas se associou e começou a frequentar com o professor Ivan Yonashiro. Era participativo nas reuniões, nos jogos, nos torneios na cidade de Assis, nos churrascos, sempre dedicado.

Assim João conseguia conciliar os pedais e o tênis de campo, fazendo o que gostava. Era um esportista enrolado, amoroso, generoso, participativo enfim, um cara do bem.

Em 2020, o Partido Verde, teve a honra de realizar a filiação do João Luiz Donizete e com grande compromisso com o partido aceitou a sua candidatura para vereador. Recebeu o apoio de inúmeros amigos e, se eleito acreditava que poderia contribuir muitos com o nosso Legislativo e no Executivo de nossa cidade.

Infelizmente João se foi, ficaram as lembranças maravilhosas com cada um dos Paraguaçuenses, todos têm, pelo menos uma passagem para contar do João.

Paraguaçu chorou, os ciclistas, seus companheiros, choraram, seus amigos do jornal A Semana e do jornalismo regional como também todos os filiados do Partido Verde.

Mas João certamente foi recebido com festa no céu e já está agitando por aí. Com seus pais, novos amigos, muitas polêmicas, lugares lindos para desvendar e mostrar para quem vai chegando.

João estará sempre presente, pois povoará nossas lembranças com muita saudade.

 

Fonte: Câmara Municipal



MAIS NOTÍCIAS

Idosos do CCI participam de passeio especial em Hotel Fazenda em Iepê

Os usuários da instituição desfrutaram de café da manhã, almoço e café da tarde no local

Prefeitura entrega matrículas de imóveis a moradores do Aldo Paes Leme e Conjunto dos Funcionários

Moradores podem receber no Paço Municipal até o dia 25 de outubro.

Energisa investe R$ 2,6 milhões em novo caminhão para operação em linhas de alta tensão

Além de qualidade e tecnologia nas operações, nova aquisição proporciona maior segurança das equipes

Unidade de Saúde da Mulher destina dias específicos para cuidados com profissionais da Santa Casa

Mais de 200 profissionais tem olhar voltado para a própria saúde.

Associação Comercial divulga oportunidades de emprego e estágio em Paraguaçu

Saiba como ter acesso às vagas e onde deixar seu currículo.

Polícia investiga se negligência médica resultou em aborto de adolescente de 14 anos em Duartina

Hospital diz que não apresentará esclarecimentos públicos.

Mãe é presa suspeita de espancar filho de dois anos até a morte no interior de SP

Menino teve fígado e rins dilacerados.

Após suspeita de HIV, mulher é levada a canavial e morta a pedradas em Lins

Vítima de 26 anos foi morta a pedradas por se negar a fazer teste.

ANUNCIE DIVULGUE