Escola de Paraguaçu Paulista passa por inspeção após suposta infestação de piolho de pombo
13/08/2021 - Vigilância em Saúde e Meio Ambiente realizaram vistoria na EMEI Maria Antônia
O Departamento de Educação de Paraguaçu Paulista recebeu na manhã da última terça-feira, dia 10, um alerta dos professores e funcionários da escola municipal EMEI Maria Antônia, no bairro Murilo Macedo. Os relatos davam conta sobre uma possível infestação de piolho de pombo no local. Paula Bertho, Diretora do Departamento, imediatamente solicitou inspeção da Vigilância em Saúde e do Departamento de Meio Ambiente, para verificar a reclamação e quais providências poderiam ser tomadas.
Durante a vistoria, feita pela equipe da Vigilância em Saúde, composta pela coordenadora e médica veterinária, Iraciana Messias de Paiva e pelo coordenador da equipe de controle de endemias, Josué Campos Sena, juntamente com o biólogo, Gustavo Amaral Vasconcelos, do Departamento de Meio Ambiente, uma varredura foi feita no local. Não ficou constatada, no momento, nenhuma infestação, mas, por medida de precaução, foi indicada a aplicação de inseticida. Além disso, os representantes da escola foram orientados a não alimentar os pombos, monitorar e não permitir a instalação de novos ninhos e fazer vedações no telhado, contendo possíveis entradas de aves.
Para solucionar o problema de imediato, a Professora Paula Bertho acionou uma empresa terceirizada prestadora de serviços que, por sua vez, esteve na escola no fim do dia e fez a aplicação do inseticida recomendado pelos profissionais que estiveram no prédio. Importante esclarecer que se trata de um produto que não afeta os animais e tem por objetivo o controle e a eliminação da infestação de piolho de pombo. A Vigilância solicitou ainda aos dirigentes da escola que fiquem atentos ao problema apontado e, caso necessário, recorram novamente ao serviço.
Fonte: Departamento de Educação