Elzinha Pacheco é homenageada na Câmara por sua trajetória de sucesso no basquete
06/07/2021 - Ela recebeu uma moção do vereador Daniel Faustino por ter feito história na modalidade esportiva.
Na Sessão Ordinária de segunda-feira (5), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza Elzinha Pacheco, pela trajetória como atleta paraguaçuense que fez história no basquetebol.
Elzinha Arnelas Pacheco é filha de Hélio Silva Pacheco e Elza Arnelas Pacheco. Iniciou sua vida escolar no Grupão e depois no Colégio Paraguaçu, que tinha na direção o Prof. Célio Rodrigues Siqueira. Muito dedicada à família, aos seus irmãos Célia Maria, Elsy, Marsy, Keila, Helinho e Rose, bem como aos sobrinhos e sobrinhos-netos.
Elzinha iniciou a sua vida no esporte ainda muito nova, na infância. Aos 10 anos de idade participou da seletiva que foi feita no prédio que hoje é o Ginásio Padilha, sendo uma das escolhidas. Começou a jogar por Paraguaçu, e na seleção de basquete de nossa cidade participou de Jogos Regionais e Estaduais.
Amigos foram até a Câmara prestigiar a homenagem (Foto: Keila Pacheco)
Também jogava tênis de campo, fazendo dupla com Marilurdes Bachi Varrone, chegando a disputar os jogos regionais. Nessa modalidade, tornou-se a 3ª Classe de tênis de campo do estado de São Paulo.
Mas a paixão pelo basquete sempre foi maior, e aos 13 anos Elzinha ingressou eu uma das maiores equipes de basquete do Brasil. Ao participar de uma preliminar do grande XV de Novembro masculino, que veio jogar em Assis, foi vista jogando e indicada para o time feminino. Naquela época o alicerce do basquete feminino nacional era Piracicaba.
Elzinha ingressou no basquetebol profissional aos 13 anos, na equipe do XV de Novembro de Piracicaba, jogando como armadora. Também chegou a jogar pelo São Caetano. Em 1967 foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira, onde jogou por vinte anos, sempre como armadora.
Com o Brasil disputou o Mundial de 1971, conquistando a medalha de bronze e duas edições dos Jogos Pan-americanos, os de Winnipeg em 1967 e de Cali em 1971. Nos jogos de Cali, foi selecionada como uma das cinco melhores atletas. Coroando sua carreira de esportista, Elzinha Pacheco foi, assim como outros grandes nomes do esporte paraguaçuense, uma das condutoras da Tocha Olímpica no revezamento que passou por nossa cidade em 2016, a caminho dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Após deixar as quadras, formada em Pedagogia e Educação Física, Elzinha lecionou em escolas estaduais e particulares, participando de vários cursos relacionados com a Educação, no Brasil, Chile e Estados Unidos. Como palestrante, viajou por muitos estados do país. De volta à sua terra natal, ocupou, no período de 2017 a 2020, o cargo de Diretora do Departamento de Educação, Esportes e Cultura, onde pode se dedicar e compartilhar suas experiências e conhecimentos com a nossa população.
“Assim, pela trajetória de Elzinha Pacheco como atleta paraguaçuense que fez história no basquetebol feminino e elevou o nome de nossa cidade no cenário esportivo nacional e mundial, reconhecendo o significado de trajetória tão importante, é que apresentamos esta Moção de Congratulações”, disse o autor, vereador Daniel Faustino.
Elzinha juntamente com os vereadores (Foto: Leonardo Volcean)
Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara
www.paraguacupaulista.sp.leg.br