Prefeitura nega que Paraguaçu tenha aplicado doses vencidas da Astrazeneca
02/07/2021 - Reportagem do Jornal Folha de S. Paulo informa que 8 doses fora do prazo de validade foram aplicadas
Uma reportagem veiculada nesta sexta-feira, 2, no jornal Folha de S. Paulo, tratando sobre uma denúncia, dava conta de que milhares de brasileiros teriam tomado vacina contra a COVID-19 vencida, inclusive em Paraguaçu Paulista.
Ao todo, o site aponta que a cidade teria aplicado 8 doses com datas fora do período de validade.
O Departamento de Saúde esclareceu na tarde de hoje (2) que a validade dos lotes sugeridos na matéria tinha vencimento em 29 de março e as doses foram ministradas entre os dias 29 de janeiro e 01/03.
Ainda segundo a Prefeitura, entre os códigos de vacinas citadas, há grades que o município sequer recebeu. “Os lotes, 4120Z025, CTMAV 506 e CTMAV501 constam na matéria, mas não foram recebidos em Paraguaçu. O lote 4120Z001, tinha validade para 29/04 e a última dose foi administrada em 25/03. Já o lote 4120Z004 com vencimento 13/04 teve a última dose administrada em 28/01”, destacou nota divulgada pela assessoria de imprensa.
A prefeitura ressaltou que, mesmo constando no site da matéria, nenhuma pessoa em Paraguaçu Paulista foi imunizada com doses vencidas. “Isso graças ao zelo e a atenção da equipe do Departamento de Saúde que trata da vacinação desde o recebimento dos imunizantes até a sua aplicação”, garantiu o comunicado divulgado no site oficial do município.
“Temos empenhado um cuidado extremo quando se trata da pandemia, inclusive na vacinação, nossa equipe mantém atenção especial nas datas de validade, respeitando o calendário e as normas de segurança estabelecidas por todos os órgãos nacionais de saúde”, ressaltou o diretor de saúde Egydio Nogueira.
Fonte: Prefeitura