Indígenas do interior de SP voltam a protestar contra projeto que dificulta demarcação de terras
01/07/2021 - Integrantes de aldeias de Avaí (SP) interditaram mais uma vez a vicinal que liga a cidade a Duartina
Indígenas das aldeias de Tereguá, Nimuendaju, Ekeruá e Kopenoti, em Avaí (SP), fizeram uma nova manifestação na tarde desta quarta-feira (30) e interditaram os dois sentidos de uma rodovia na região. Manifestação semelhante foi feita por esse grupo na semana passada.
O grupo do interior de SP protesta contra o projeto de lei 490/2007, que dificulta a demarcação de terras indígenas. A ação em Avaí aconteceu em apoio às manifestações que começaram em Brasília na semana passada e que seguem em vários pontos do país.
O protesto começou por volta de 14h na vicinal que liga Avaí a Duartina (SP), e interditou os dois sentidos. Por volta de 15h30, o protesto foi encerrado e as pistas liberadas. A Polícia Militar foi ao local para acompanhar o protesto, que foi pacífico.
Segundo Adriano de Lima, liderança da aldeia Tereguá, cerca de 200 pessoas participaram da ação desta quarta-feira. O número foi confirmado pela PM. Lima explica que a comunidade segue mobilizada à espera do desfecho da tramitação do PL 490.
Fonte: G1