Professora de Paraguaçu é destaque em página que homenageia escritores
28/06/2021 - Valdina Augusto de Souza é professora há 31 anos da Rede Municipal de Ensino.
A professora Valdina Augusto de Souza, da Escola Municipal Maria Antônia, em Paraguaçu Paulista, ganhou destaque no dia 18 de junho, na página “Elos da Língua Portuguesa”, que homenageia escritores na internet.
A página no Facebook destaca que, numa parceria inédita, a Reunir Academia Brasileira de Escritores, Associação Portuguesa de Poetas e Tertúlia Lusófona, o projeto batizado de “Elos da Língua Portuguesa” tem o nobre objetivo de revelar o intercâmbio da escrita, com distintas nuances culturais.
Concebido para o período de 10 anos, o primeiro ato deste longo percurso se inicia com uma Antologia, que pretende atrair para um único volume autores dos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.
“Nesta reunião de textos e culturas, procuramos a transversalidade da língua portuguesa a unir o mundo lusófono em elos de amizade”, destaca o perfil da página.
Na apresentação da professora paraguaçuense, foi destacado o seu perfil profissional e os prêmios já recebidos por ela durante sua trajetória como descritora.
Confira:
Com muito orgulho, apresentamos a escritora VALDINA AUGUSTO DE SOUZA, Paraguaçu Paulista- SP- Brasil.
Valdina Augusto de Souza, pedagoga com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Administração Escolar e matérias pedagógicas do 2° grau (Psicologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação e Didática), pela Unesp de Marília e pós-graduação em Alfabetização e Letramento. É professora há 31 anos da rede municipal de Ensino de Paraguaçu Paulista – SP.
Foi tutora dos cursos de Pedagogia da Ubra e da Escola Multicursos e também, coordenadora pedagógica da Escola Multicursos. Autora de apostilas para concurso. Ministra Cursos para professores sobre temas relacionados à Educação.
Autora de um livro de poesias e dois livros infantis que em breve serão publicados.
Recebeu o título Honorífico de Causas imortais da Academia de Letras do Brasil, ALB, seccional Uberaba- M.G., concedido pela professora Doutora Magna Aspásia Fontenelle. Recebeu Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Poeta Luiz Henrique Bedter, comendador-conselheiro, e pela senhora Emery Farah, comendadora da cidade de Ourinhos. Recebeu as homenagens pelo Projeto Didático - Poesias e parlendas itinerantes: nascendo pequenos poetas, realizado com crianças da Educação Infantil.
Administra página no Facebook: Oficina Pedagógica Magia e Encanto, com temas relacionados a Educação Infantil.
Redação TV Paraguaçu