Sabesp afirma não ser responsável por poluição no Rio Capivara
24/06/2021 - Segundo moradores, espécie de lodo tem sido despejada, poluindo o rio, afastando os peixes
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou em nota encaminhada para a TV Paraguaçu na manhã desta quinta-feira (24) que não possui responsabilidade na poluição apontada por proprietários rurais no Rio Capivara, na área rural de Paraguaçu paulista.
Em nota, a Sabesp informa que não tem relação com a situação apontada. “A Companhia vistoriou as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto de Paraguaçu Paulista e constatou que ela funciona adequadamente, sem interferência ou anormalidade”, destacou o comunicado.
Ainda de acordo com a nota, a Companhia, em parceria com a Prefeitura Municipal (Departamento de Agricultura e Meio Ambiente), inspecionou o Ribeirão Alegre (afluente do Rio Capivara) no trecho após a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e constatou que as águas estavam transparentes.
A poluição foi denunciada por proprietários rurais que vivem no local. Segundo eles, há pelo menos um ano, uma espécie de lodo escuro corre pelas águas do Rio Capivara, especialmente na ponte de acesso ao bairro Capivara, espantando os peixes e impedindo que até os animais bebam água no local.
Na última semana, a reportagem da TV Paraguaçu esteve no bairro e constatou a poluição, verificando que as águas o Rio Capivara estavam turvas e apresentavam mau cheiro. Os moradores seguem aguardando providências das autoridades competentes.
Confira a reportagem: