Câmara de Paraguaçu recorre ao MP contra ações lesivas ao meio ambiente da empresa Louis Dreyfus
20/05/2021 - Empresa informou que até o final de semana haverá solução definitiva
O presidente da câmara municipal de Paraguaçu Paulista, vereador Junior Baptista, protocolou no Fórum, na manhã desta quarta-feira, o ofício nº 257/2021 endereçado à Dra. Renata Giantomassi Gomes, do Ministério Público do estado de São Paulo, solicitando intervenção junto a empresa Louis Dreyfus no sentido de que seja cessada toda e qualquer ação, fruto de sua atividade industrial, que esteja prejudicando diretamente a população deste município.
A promotoria, no Fórum local, é defensora dos direitos difusos e coletivos e também responsável pelo combate às condutas lesivas ao meio ambiente nesta comarca, por isso a solicitação do atual presidente da Casa de Leis, que tem acompanhado todo o andamento dos fatos, junto ao Ministério Público.
Segundo o ofício do presidente do Legislativo paraguaçuense, na segunda-feira, dia 17 de maio, representantes do departamento municipal de Meio Ambiente e fiscais da prefeitura estiveram no local para averiguação da intensa fumaça que tomou conta de vários pontos da cidade, sobretudo da Barra Funda, desde a noite de domingo. Naquela ocasião, os prepostos da empresa explicaram os motivos do problema e disseram que a grande proporção se deu em razão das condições climáticas de umidade relativa do ar e temperatura, que estão mais baixas nessa época, além da ausência de vento para dispersão da fumaça.
Porém, em que pese a não toxidade da fumaça e o monitoramento constante do problema pela empresa, praticamente nada de concreto foi feito para sua resolução. Ainda ontem, dia 18 de maio, a cidade foi novamente invadida pela fumaça, a qual acaba adentrando as residências e causando muito incômodo nas pessoas, inclusive provocando dificuldade respiratória.
Para Junior Baptista, “na atual crise sanitária, em meio a pandemia da Covid-19, que ataca cruelmente o sistema respiratório dos indivíduos, não podemos conviver com problemas desse tipo assolando os nossos cidadãos, causando transtornos e situações de risco ainda maior. ”
Ainda na manhã desta quarta-feira, uma equipe da prefeitura municipal esteve na empresa para mais uma reunião em busca de solução. Na tarde também desta quarta, os vereadores: Junior Baptista, Ricardo Rio e Fábio Santos também estiveram na empresa.
Segundo os vereadores, ficou acordado que a empresa terá até o final de semana para a solução definitiva aos fatos e que deverá tomar todas providências para minimizar os efeitos até a solução definitiva. “O crime já foi cometido e isso gerou uma série de multas à empresa. São 12 mil toneladas de amendoim que possui vários focos de incêndio sem labaredas e com muita fumaça, que estão sendo acompanhados com infravermelho e outras técnicas. A empresa disse que a remoção do grande volume de produto que está gerando a fumaça deve demorar ainda uns três dias e até o final dessa semana, a empresa afirmou que dará solução definitiva” – finalizou o presidente da Câmara.
Fonte: Trassos Comunicação