Concurso do IBGE cancelado, e agora? Como receber reembolso da inscrição?
04/05/2021 - Após corte de recursos, IBGE cancelou concurso para o Censo de 2021.

O concurso do IBGE 2021 foi cancelado. O que acontece com quem se inscreveu? Existe nova data? Como receber o reembolso da taxa de inscrição para o concurso? O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) suspendeu, no início de abril, as provas do concurso para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo Demográfico de 2021, e dúvidas como essas surgiram entre os candidatos.
A decisão de suspensão foi tomada por causa do corte de 96% nos recursos previstos no Orçamento do governo federal para a realização da pesquisa. Agora, segundo o órgão, o concurso está cancelado.
O IBGE informou que todos os inscritos receberão de volta o valor da inscrição, mas que ainda não há uma data definida para isso. O órgão afirma que irá tomar providências para planejar, organizar e realizar as devoluções das taxas para os candidatos. O processo seletivo oferecia 204.307 vagas temporárias em 5.297 municípios do país, por meio de dois editais (nº 01/2021 e nº 02/2021). Pelo cronograma inicial, as provas ocorreriam nos dias 18 e 25 de abril. Concurso IBGE 2021 segue cancelado mesmo com decisão do STF Na semana passada, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), acolheu um pedido do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e determinou que o governo federal realize o Censo em 2021. Mello enviou o caso ao plenário virtual da Corte, para análise dos demais ministros.
Questionado, o IBGE afirmou que, por enquanto, a decisão do STF não alterou o panorama: o Censo está inviabilizado em 2021 e, por isso, o concurso para Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador está cancelado.
O Assibge (Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE) também afirma que a realização da pesquisa neste ano ficou inviável, já que foram perdidas etapas de preparação para o levantamento.
Na semana passada, o novo presidente do órgão, Eduardo Rios Neto, disse que o IBGE está preparado tecnicamente para realizar o Censo em 2021, "a depender das condições sanitárias" e da recomposição do Orçamento.
Leia a seguir tudo o que você precisa saber sobre o cancelamento do concurso do IBGE 2021.
Quero cancelar minha inscrição no concurso. O que devo fazer?
O IBGE ainda não detalhou prazos ou procedimentos para o cancelamento da inscrição. Questionado pelo UOL, o IBGE informou que "tomará as devidas providências para planejar, organizar e realizar as devoluções das taxas de inscrições pagas pelos candidatos". Segundo o órgão, todos os inscritos serão ressarcidos.
Qual é o prazo para pedir reembolso da inscrição?
O IBGE afirma que não há, no edital, um prazo específico para o reembolso. O órgão diz que tomará as providências necessárias para fazer as devoluções, ainda sem data definida.
Quando o concurso for retomado, haverá um novo período de inscrições?
Sim. Segundo o IBGE, quando o concurso for realizado, haverá um novo edital. Ou seja, todos terão a oportunidade de se inscrever dentro do novo período estabelecido.
Quem cancelar a inscrição agora poderá se inscrever no concurso novamente?
Sim, porque o IBGE vai abrir um novo edital quando for realizar o concurso. Segundo o órgão, serão estabelecidos novos prazos.
Quem não cancelar a inscrição tem a vaga garantida no concurso?
Segundo o IBGE, não há a possibilidade de um candidato não cancelar a inscrição. Como o concurso foi adiado, o órgão vai devolver os valores pagos a todos os participantes, independentemente da vontade do concurseiro.
Haverá outro edital para o concurso do IBGE?
Segundo o órgão, quando houver a definição da realização do novo Censo, em 2022, o IBGE abrirá um novo edital.
Há uma previsão de quando o concurso será realizado?
Não. Segundo o IBGE, como não há recursos previstos no Orçamento, o Censo de 2021 e o concurso estão inviabilizados.
Há uma data para o IBGE decidir quando o concurso vai ser feito?
O IBGE informou que irá retomar os planos para a realização do Censo, incluindo o concurso, só em 2022. Segundo o órgão, o cronograma das ações será definido em conjunto com o Ministério da Economia.
Fonte: Uol