Moradores de rua brigam por espaço em Paraguaçu Paulista
23/04/2021 - Disputa por espaço se espalha por avenidas, praças e semáforos da cidade; situação é delicada
Está cada vez mais complicada a questão das pessoas em situação de rua (nome correto que se dá aos famosos “moradores de rua”) na zona urbana de Paraguaçu Paulista, com o crescimento do número de ocorrências de perturbação promovidas por estas pessoas em vias, praças e logradouros públicos.
O problema já começa a incomodar as pessoas e empresas particulares. No início desse mês uma pessoa foi flagrada fazendo um churrasco em plena praça pública, enquanto que outra estava cozinhando no estacionamento coberto de uma empresa na avenida Siqueira Campos.
A situação está tão delicada que algumas pessoas chegaram a presenciar e acionar a Polícia Militar, em razão de conflitos em plena rua, com as pessoas chegando a vias de fato.
O conflito é constante pelos lugares onde os mesmos querem se acomodar durante a noite, quer seja nas praças, estacionamentos, pontos de ônibus, quer seja na concha acústica da praça da fonte luminosa. Até mesmo o hall de entrada do Paço Municipal serviu de abrigo nesta semana.
A questão ficou tão complicada quando duas pessoas em situação de rua começaram a disputar o espaço em um dos semáforos da avenida Siqueira Campos em busca de “esmolas”. A briga pelo espaço foi tanta que um deles, “malabarista” pelo local há longo tempo, se retirou e foi atuar e pedir contribuições em outro semáforo. A PM esteve no local e controlou a situação.
A situação é muito delicada e preocupa moradores e comerciantes por conta da insegurança que a presença dessas pessoas, muitas vezes sob efeito de substâncias psicoativas, provoca.
Paraguaçu já registrou duas mortes de pessoas em situação de rua, sendo uma no final do ano passado e outra agora em 2021.
Fonte e Foto: Trassos Comunicação