Sábado, 26 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 18ºC veja mais

Pacientes deixam de realizar procedimentos durante a pandemia

19/04/2021 - Com o aumento da pandemia de coronavírus a procura por exames de mamografia caiu.


Pacientes deixam de realizar procedimentos durante a pandemia

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), 46,4% das mulheres não realizaram o exame que detecta câncer de mama em 2020. Uma pesquisa feita pelo IBOPE revelou que 73% das mulheres com mais de 60 anos disseram que iriam aguardar o fim da pandemia para realização do exame. 

Essa espera pode levar o país a um aumento no número de casos graves, uma vez que a detecção precoce possibilita maiores chances de cura do câncer.

“As pessoas não podem ter medo de vir ao hospital fazer exames ou saber o diagnóstico por conta da pandemia, porque o câncer de mama não vai ficar esperando as coisas melhorarem”, destaca o mastologista e diretor da Unidade Especializada em Mama do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Marcelo Bello. 

O mastologista afirma ainda que a queda na procura desses exames vai sobrecarregar o sistema de tratamento oncológico em 2021 e 2022. “O câncer de mama não deu uma pausa durante a pandemia, continuou existindo e fizemos menos diagnósticos do que devíamos, principalmente em 2020. Em algum momento essas pessoas vão aparecer para fazer o exame, os casos vão acumular e o sistema de tratamento de câncer de mama vai sobrecarregar.”

Diagnosticada com câncer de mama em 2016, a pedagoga Josiane Dantas conta que teve medo no início da pandemia e, por isso, pausou o tratamento. “Ficou difícil marcar consulta, as atividades no hospital que me trato foram reduzidas, e outras vezes eu deixei de ir por medo. Mas chegou um momento em que precisei continuar, pois tinha que tomar minhas medicações.”

Mesmo com os cuidados de distanciamento social, Josiane precisava frequentar o hospital para prosseguir com os tratamentos contra o câncer, e em março deste ano, acabou contraindo o vírus da Covid-19. Com as complicações da doença e por estar com a imunidade baixa - comum em pacientes com câncer -, ela precisou ser internada e ainda adquiriu sequelas. 

“Hoje faço fisioterapia respiratória porque tenho falhas na voz, fiquei muito cansada e ainda sinto fadiga, estou sempre tossindo. Está bem difícil, ainda sinto o meu corpo frágil por conta do coronavírus.” 

Os cuidados que pacientes oncológicos devem tomar durante a pandemia são os mesmos que qualquer indivíduo. Isolamento e distanciamento social, uso de máscara de proteção e higienização das mãos. O diretor do INCA, Marcelo Bello, enfatiza que além dos cuidados individuais, os hospitais devem seguir medidas de segurança como forma de proteger os pacientes com câncer de mama. 

“No INCA nós fazemos triagem na entrada do hospital, distribuímos álcool em gel, aferimos a temperatura, reduzimos o número de consultas para que não haja aglomeração. E pedimos também para que os pacientes não venham acompanhados, a não ser que seja extremamente necessário. Realizamos também consultas online para diminuir o risco de contágio.”

Fonte: Brasil 61 



MAIS NOTÍCIAS

Carregamento de perfumes importados e produtos eletrônicos é apreendido em Palmital

Carga tem valor total estimado em R$ 160.000,00.

Ministério da Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Ministro diz que é prioridade da pasta oferecer o imunizante

Vereador Douglas Khenayfis critica demora no repasse de recursos para entidades de Paraguaçu

Ele apresentou requerimento na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal.

Dirigir com neblina exige prudência ao volante

Eixo SP orienta motoristas sobre os cuidados necessários para garantir a segurança nas viagens

Caminhonete furtada em São Paulo é apreendida pela Polícia Rodoviária em Palmital

Durante a vistoria no veículo, os PM’s constataram que as placas haviam sido trocadas

Consignado CLT: contratação será feita diretamente com os bancos a partir desta sexta

Modalidade está disponível desde 21 de março por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

ACE Paraguaçu impulsiona protagonismo feminino e destaca empreendedoras locais para prêmio nacional

Duas empreendedoras vão representar a cidade no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Maioria no país, alunos mais pobres têm menor aprendizado em leitura

Apenas um quarto deles alcança nível adequado no 4º ano do fundamental

ANUNCIE DIVULGUE