Terça-Feira, 26 de Novembro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Polícia investiga morte de recém-nascido em hospital de Assis

15/04/2021 - Família alega que médico derrubou bebê.


Polícia investiga morte de recém-nascido em hospital de Assis

A Polícia Civil está investigando o caso de um bebê recém-nascido que morreu logo após o parto na Santa Casa de Assis (SP), na terça-feira (13).

A família registrou um boletim de ocorrência alegando que o médico de plantão derrubou a criança em uma bacia de inox que faz parte dos equipamentos hospitalares utilizados em partos e essa teria sido a causa do óbito.

Segundo o registro, a avó da criança, Silvana Cristina Nogueira, informou que sua filha Isabella Evangelista, de 20 anos, chegou ao hospital já com sangramento e fortes dores, na manhã de terça-feira.

No local, o sangramento se intensificou, mas o médico alegou que o estado dela era normal, ainda de acordo com relato da família à polícia. A mãe da gestante disse também que a jovem desmaiou duas vezes enquanto tentava dar banho nela antes do parto.

Quando Isabella foi levada para a sala de parto, por volta das 12h, a mãe conta que ela se queixava de fortes dores e pediu para fazer uma cesárea, pois já havia perdido muito sangue e se sentia fraca, porém, o médico disse que realizaria o parto normal.

Foi então que, após o parto, ainda de acordo com a avó do recém-nascido, o médico colocou o bebê em cima da barriga da mãe e, quando foi pegá-lo novamente, acabou derrubando a criança acidentalmente na bacia de inox acoplada à cama. Rapidamente, segundo Silvana, a outra médica que estava na sala pegou o bebê e o levou para outro local, onde não foi permitido o acesso da avó.

De acordo com o depoimento dado por Silvana aos policiais, o médico continuou na sala de parto e, ao suturar os pontos da sua filha, não aplicou anestesia.

Logo após o procedimento, a avó diz que a jovem foi levada para o quarto e, algum tempo depois, os médicos e outros profissionais do hospital que participaram do parto foram até a sala para dar a notícia de que o bebê havia morrido por um problema no cordão umbilical.

Porém, a família disse à polícia que a causa da morte foi a queda que o bebê sofreu e que ele, inclusive, apresentava um hematoma na cabeça.

Em nota, a Santa Casa de Assis não mencionou que o bebê havia caído, conforme a família disse aos policiais, e alegou que "a mãe e a família foram e estão sendo amplamente assistidas pela equipe da Maternidade e Direção da Instituição".

O hospital disse ainda que "a equipe obstétrica acompanhou presencialmente a paciente durante todo o período, seguindo todos os protocolos médicos, e que, após o parto, o bebê foi recepcionado pela pediatra, que constatou que ele apresentava cianose, hipoativo e ausência de choro".

Diante da situação, de acordo com a Santa Casa, foram feitos todos os protocolos de reanimação do recém-nascido, mas ele não reagiu e a pediatra constatou a morte.

A direção da instituição concluiu dizendo que orientou a família a realizar um boletim de ocorrência e a análise no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, e se solidarizou com os familiares.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Presidente da OAB/SP visita Casa do Advogado de Paraguaçu Paulista

Ela afirmou ainda que a visita integra um projeto de interiorização da Ordem.

Paraguaçuense Flávio Jorge, ícone do movimento negro, falecido neste ano, é homenageado em SP

Militante histórico, Flávio Jorge foi homenageado na XXI Marcha da Consciência Negra, em São Paulo.

3ª Semana Pedagógica Cultural da Escola de Música começa hoje em Paraguaçu Paulista

Será uma semana com atividades de vários segmentos musicais.

Ação de Saúde na UBS da Vila Popular promove conscientização e bem-estar

Evento contou com palestra sobre saúde masculina e teve ainda um delicioso café e sorteio de brindes

Inscrições em Processo Seletivo para estagiários na Prefeitura de Paraguaçu vão até 29 de novembro

O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas de estágio para o curso de Pedagogia.

Vandalismo: grupo destrói decoração natalina instalada em restaurante de Paraguaçu

Em nota, a Associação Comercial lamentou o ocorrido e destacou a luta do empresário

Dupla furta ambulância, bate em outros veículos da saúde e acaba presa no interior de SP

Veículos estavam estacionados na frente do Departamento de Saúde da cidade.

Motorista de carro atingido por carreta em rodovia de Martinópolis morre no Hospital Regional

Mulher da vítima também faleceu.

ANUNCIE DIVULGUE