Terça-Feira, 26 de Novembro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Tribunal de Justiça concede liminar e derruba flexibilização do comércio em Tupã

13/04/2021 - Um novo decreto será divulgado e deve entrar em vigor nesta terça-feira (13)


Tribunal de Justiça concede liminar e derruba flexibilização do comércio em Tupã

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu um liminar que derruba os decretos municipais de Tupã que flexibilizaram as atividades econômicas consideradas não essenciais no Plano SP.

A decisão de caráter liminar foi dada em conformidade com a ação do Ministério Público que recorreu da decisão judicial anterior que liberou o comércio na cidade em meio à fase emergencial do plano estadual.

A batalha jurídica da prefeitura de Tupã começou em janeiro deste ano, quando o promotor de Justiça de Tupã, Mário Yamamura, entrou com uma ação civil e obteve uma liminar suspendendo os decretos municipais que autorizavam o funcionamento do comércio local, mesmo durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

No entanto, a prefeitura recorreu da decisão e reabriu o comércio depois que o desembargador Borelli Thomaz, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, suspendeu a liminar. Com isso a cidade decretou que, além dos serviços considerados essenciais pelo Plano São Paulo, todo o comércio, setor de serviços, bares, lanchonetes, restaurantes, salões e barbearias poderiam funcionar.

Agora, com a nova decisão do TJ , passa a valer o que está previsto na fase vermelha do Plano São Paulo, na qual todo o estado foi colocado na última sexta-feira (9) e que passa a vigorar nesta segunda-feira (12).

A decisão do Tribunal de Justiça “considerou o entendimento adotado na Suprema Corte no sentido de que o agravamento recente da pandemia da Covid-19, causado, entre outros fatores, pelo surgimento de variantes do vírus e cujos efeitos extrapolam as fronteiras dos municípios e Estados, parece indicar, mais que nunca, a necessidade de existência de harmonia e de coordenação entre as ações públicas dos diversos entes federativos, de sorte que as medidas governamentais adotadas para o enfrentamento da crise sanitária ultrapassam em muito o mero interesse local”.

Responsável pela decisão no TJ, o desembargador Costabile e Solimene pontuou, ainda, que “a contraposição entre as evidentes necessidades de ordem econômica, a vida e a saúde das pessoas recomenda a prevalência destes últimos, que constituem pré-requisitos daquelas”.

Em uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (12), a prefeitura e o departamento jurídico da administração municipal informaram que foram notificados da decisão do TJ na sexta-feira (9) e que irão interpor os recursos cabíveis.

Ainda segundo a prefeitura, enquanto corre o processo, a cidade irá seguir integralmente o Plano SP. Os decretos em vigor serão revogados e um novo documento será divulgado e deve entrar em vigor nesta terça-feira (13).

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Presidente da OAB/SP visita Casa do Advogado de Paraguaçu Paulista

Ela afirmou ainda que a visita integra um projeto de interiorização da Ordem.

Paraguaçuense Flávio Jorge, ícone do movimento negro, falecido neste ano, é homenageado em SP

Militante histórico, Flávio Jorge foi homenageado na XXI Marcha da Consciência Negra, em São Paulo.

3ª Semana Pedagógica Cultural da Escola de Música começa hoje em Paraguaçu Paulista

Será uma semana com atividades de vários segmentos musicais.

Ação de Saúde na UBS da Vila Popular promove conscientização e bem-estar

Evento contou com palestra sobre saúde masculina e teve ainda um delicioso café e sorteio de brindes

Inscrições em Processo Seletivo para estagiários na Prefeitura de Paraguaçu vão até 29 de novembro

O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas de estágio para o curso de Pedagogia.

Vandalismo: grupo destrói decoração natalina instalada em restaurante de Paraguaçu

Em nota, a Associação Comercial lamentou o ocorrido e destacou a luta do empresário

Dupla furta ambulância, bate em outros veículos da saúde e acaba presa no interior de SP

Veículos estavam estacionados na frente do Departamento de Saúde da cidade.

Motorista de carro atingido por carreta em rodovia de Martinópolis morre no Hospital Regional

Mulher da vítima também faleceu.

ANUNCIE DIVULGUE