Santa Casa de Assis realiza campanha para atrair doadores de sangue
08/04/2021 - As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 11h, no Hospital Regional de Assis
Juntos, Santa Casa de Assis, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar deram início a mais uma campanha visando estimular a doação de sangue para manter equilibrado o estoque no Hemonúcleo que funciona no Hospital Regional de Assis.
A campanha, intitulada “Amigos Incríveis da Esperança” é lançada num momento de agravamento da pandemia de Covid-19, onde o estoque de sangue está muito abaixo do necessário para atender os pacientes de Assis e da Região.
Segundo monitoramento realizado pelo Ministério da Saúde, nestes tempos de pandemia, os bancos de sangue já apresentam sensível redução nos estoques de bolsas.
De acordo com dados oficiais, o cenário nacional indica que postos de coleta de sangue tiveram uma queda de 30%. Para evitar o esgotamento do estoque de sangue no hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, Santa Casa, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar se mobilizaram e lançaram a campanha.
O Cabo Alexandre Latuffe, representando o comando da PM em Assis, e o capitão Ricardo José Marçal, do Corpo de Bombeiros, participaram do ato simbólico para marcar o início da campanha de conscientização.
As doações podem ser feitas no Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, de segunda a sexta-feira, no período das 7 às 11 horas. “No ato da doação, é importante informar que a contribuição é destinada à Santa Casa de Assis”, orienta Telma.
Durante esta semana, como gesto de incentivo, de solidariedade e de exemplo à população, soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do município estão fazendo o gesto de doação.
CUIDADOS
Além das medidas de higienização, que já estão sendo adotadas, pessoas que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar qualquer tipo de doação.
Da mesma forma, quem teve contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19 ou apresentaram sintomas para a doença, somente poderão fazer a doação de sangue após, no mínimo, 30 dias.
Durante a doação, o doador e o profissional da saúde devem manter a distância necessária para diminuir os riscos e uma possível contaminação no local.
Fonte: Jornal da Segunda