Prefeitura e estado divergem por morte de Covid-19 em Borá
06/04/2021 - Homem morreu em Paraguaçu Paulista (SP) e Estado registrou óbito em Borá (SP)
A prefeitura de Borá (SP) e a Secretaria Estadual de Saúde apresentam dados diferentes quanto à primeira morte por Covid-19 que teria sido registrada no menor município do estado - e o segundo do país.
De acordo com dados do estado, Borá tem registrado um óbito por Covid-19. A vítima seria um homem que morreu no dia 27 de fevereiro após ser internado na Santa Casa de Paraguaçu Paulista, cidade vizinha a Borá.
Nos registros da Secretaria Estadual de Saúde, a morte aparece como sendo de Borá porque a contagem de óbitos e casos feita pelo governo estadual é baseada no município de residência do paciente registrado no cadastro oficial do Ministério da Saúde e, segundo a prefeitura de Paraguaçu Paulista, a ficha de internação e a declaração de óbito do homem estão com um endereço de Borá.
Morte por coronavírus em Borá (SP) está registrada na Secretaria de Saúde de São Paulo — Foto: SEADE/ Divulgação
No entanto, a Secretaria de Saúde de Borá, que até o momento não confirmou nenhum óbito por coronavírus na cidade, nega que o homem residia no município e afirma que ele morava em uma área da zona rural que pertence à cidade de Paraguaçu Paulista.
Em nota, o Estado explicou que o óbito ocorreu e foi notificado pelo município de Paraguaçu Paulista, mas foi contabilizado em Borá uma vez que o paciente residia nesta última cidade.
Disse ainda que toda notificação passa por investigação das equipes técnicas e eventuais atualizações ocorrem diariamente por meio das divulgações oficiais da Secretaria de Estado da Saúde.
Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura, em 1º de abril, Borá tem 40 casos confirmados de Covid.
Boletim epidemiológico de Borá (SP) divulgado nesta segunda-feira (5) continua sem registrar nenhuma morte por Covid-19 — Foto: Prefeitura de Borá/ Divulgação
Fonte: G1 BAURU E MARÍLIA