Sábado, 18 de Janeiro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Associação Comercial lamenta prorrogação da Fase Emergencial até 11 de abril

29/03/2021 - Segundo a entidade, as pessoas estão confundindo comércio fechado com férias


Associação Comercial lamenta prorrogação da Fase Emergencial até 11 de abril

A Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista publicou uma nota no último sábado, dia 27, afirmando que o presidente da entidade, Fábio Santos, e sua diretoria, lamentaram a decisão tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, que prorrogou a atual fase emergencial até o dia 11 de abril.

Segundo Fábio Santos, o Governo do Estado tem delegado aos empresários a responsabilidade pela circulação de pessoas, porém os dados mostram que, apesar do longo período de fase emergencial, pouco houve de alteração na circulação de pessoas.

Conforme o divulgado pela Folha de São Paulo, na primeira semana da fase emergencial, o pico do isolamento ocorreu somente no domingo dia 21, quando o índice chegou a 51%, sendo que no domingo anterior o índice apontava o isolamento, na então fase vermelha, na casa dos 50%.

Para o presidente da entidade, os dados provam que o modelo de contenção está equivocado, uma vez que com o comércio fechado ou não, não houve alteração significativa nos números apresentados referente ao isolamento. Fábio lembra que, o comércio funciona como agente controlador quando aberto, sendo que este obriga funcionários e clientes a usarem álcool 70 na higiene e máscara em 100% do tempo. Já com comércio fechado, o que vemos são pessoas viajando, ou seja, estão confundindo isolamento social (comércio fechado) com férias e na maioria dos casos sem uso das medidas de proteção.

Outro ponto abordado pela diretoria da entidade é a falta de conscientização das pessoas, que tem promovido festas clandestinas em nosso município em locais públicos afastados da cidade e com grande aglomeração de pessoas. São festas/encontros realizados em canaviais, horto florestal e algumas chácaras. Nesse sentido, fica difícil cobrar ação de fiscalização, pois as festas são marcadas em grupos nas redes sociais e os locais definidos a poucos instantes do início do evento. Estas festas são chamadas de festas “open cooler”, onde são parados os carros que tem seus sons ligados e ocorrem consumo de bebida alcoólica compradas pelos participantes.

Diante da situação, a Associação Comercial continua sugerindo a população que ajude na fiscalização fazendo suas denúncias para a Policia Militar via 190, sobre festas clandestinas e aglomerações.

A entidade entende perfeitamente que a redução na contaminação se dará pela redução da circulação de pessoas, porém fica claro que o modelo aplicado não tem sido eficaz, o que além de manter o número de novos contaminados nas alturas, ainda tem aumentado o número de empresas que tem fechado suas portas, aumentando o desemprego.

Outro ponto a ser abordado é a ineficiência dos governos na ampliação da rede de atendimento hospitalar, inclusive com corte de 12% nas verbas destinadas às Santas Casas promovidas em janeiro pelo Governo do Estado e também cortes na casa de 1,5 bilhões de reais por parte do governo federal em repasses para o governo do estado.

Nem parece que estamos a mais de 12 meses nesse cenário, é lamentável a politização da pandemia, enquanto vemos ações de empresários como o movimento Unidos pela vacina, capitaneado pela empresária Luiza Helena Trajano, qual tem por objetivo facilitar a distribuição do imunizante, vemos uma guerra entre os governos Estadual e Federal, guerra que tem produzido mais de 3.000 mortes diárias e um incontável número de novos desempregos diariamente.

Enquanto a população e os governos não entenderem que essa guerra é de todos, continuarão morrendo pessoas e empresas, reféns de um sistema que envolve corrupção, soberba e luta pelo poder.

Fonte: Associação Comercial



MAIS NOTÍCIAS

Homem é preso em flagrante por ameaçar esposa com faca na frente da Delegacia da Mulher em Botucatu

Vítima foi até a delegacia para denunciar o companheiro por violência doméstica após agressão

Associação Comercial alerta para novo golpe do DDA em Paraguaçu Paulista

No golpe do Débito Direto Autorizado criminosos enviam boletos visando enganar as vítimas.

Curta produzido em Paraguaçu é selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Berlim

Filme é dirigido e produzido por paraguaçuenses e foi filmado em Paraguaçu Paulista.

Corpo de motociclista é encontrado carbonizado após colisão frontal com caminhão, em Rancharia

Acidente foi registrado na Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes (SP-457), nesta sexta-feira (17).

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Prazo vai até o dia 21 de janeiro

Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China

hMPV causa infecção do trato respiratório superior, o resfriado comum.

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas

Aposta de Indaiatuba (SP) acerta Mega-Sena e ganha R$ 37,3 milhões

63 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 46.245,21 cada

ANUNCIE DIVULGUE