Paraguaçu Paulista entra no consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19
25/03/2021 - Cidades de toda a região estão empenhadas na busca pelo imunizante.
Assim como as cidades da região tem trabalhado para obter vacinas contra a Covid-19 visando imunizar suas populações, Paraguaçu Paulista também decidiu entrar na briga pela obtenção do imunizante.
Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (24) pela Prefeitura Municipal, o prefeito Antian anunciou a adesão ao Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema Civap Saúde para a compra de vacinas contra a Covid-19. O Consórcio está em fase de negociações com fabricantes das vacinas como a Astrazeneca e a Janssen.
Em nota, o prefeito ressaltou a importância do intermédio da Civap para assegurar vacinas à população. “Vou tomar as medidas necessárias para que não falte vacina aos paraguaçuenses. Há uma corrida mundial desenfreada na busca da vacina, e nós não vamos ficar de braços cruzados esperando. Tudo o que estiver ao nosso alcance para obtenção da vacina, nós vamos fazer”, destacou Antian.
Prefeitos da região também tem corrido desde o início do ano em busca de doses da vacina contra a Covid-19.
No dia 10 de fevereiro, o prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio, esteve no Instituto Butantan, em São Paulo, onde protocolou pedido para adquirir 20 mil doses de vacina para imunizar a população quataense.
Desde então, o prefeito Marcelo tem buscado incansavelmente meios de adquirir a vacina, não somente para Quatá, mas para toda a região, colaborando assim com os prefeitos que também travam a mesma batalha. Pecchio tem participado de reuniões com os Consórcios Intermunicipais que estão apoiando os municípios do interior paulista para a compra da vacina.
Marcelo Pecchio – prefeito de Quatá, protocolou pedido para compra vacina no Butantan (Foto: Prefeitura de Quatá)
O prefeito de Florinea, Paulo Eduardo Pinto, o Duda, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, assinou o termo de manifestação de interesse para a aquisição de vacinas contra a COVID-19 organizado pelo CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema).
A manifestação de interesse do município em aderir a ação do CIVAP apresenta-se como um plano alternativo, caso o Ministério da Saúde não consiga disponibilizar as doses de vacina necessárias para imunizar a população. Ao total serão compradas um milhão de doces para atender a demanda populacional de todas as cidades que integram o consórcio intermunicipal. Vale ressaltar que o município já tem disponível os recursos financeiros para a possível compra das vacinas com todo o planejamento do Comitê Epidemiológico onde já se encontra elaborado o PMI (Plano Municipal de Imunização).
No início deste mês, no dia 8 de março, o prefeito de Assis, José Fernandes, se reuniu com prefeitos da região para anunciar o pedido de compra de vacinas pelo CIVAP. Na oportunidade, o prefeito de Echaporã, Luis Gustavo, presidente do Consórcio, comunicou que a solicitação para aquisição de um milhão de doses já havia sido encaminhada ao laboratório.
Ida Françoso – diretora do Civap, Pecchio – prefeito de Quatá, José Fernandes – prefeito de Assis e Luís Gustavo – prefeito de Echaporã. (Foto: Assiscity)
O CIVAP abrange atualmente 37 municípios, totalizando mais de 600 mil habitantes.
Redação TV Paraguaçu