Sábado, 26 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 18ºC veja mais

Combate ao desemprego deve ser prioridade para 41% da população

09/03/2021 - Segundo pesquisa da CNI, melhoria da saúde vem em segundo, com 39%.


Combate ao desemprego deve ser prioridade para 41% da população

A criação de empregos deve ser a prioridade para o governo em 2021, juntamente com a melhoria da saúde. A conclusão consta da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, divulgada hoje (9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o levantamento, o combate ao desemprego é considerado prioritário por 41% dos entrevistados. Dentro da margem de erro, a preocupação com a saúde aparece em segundo lugar, com 39%.

Completam as cinco primeiras colocações o combate à corrupção (35%), a melhoria da qualidade da educação (34%) e o combate à violência e à criminalidade (25%). Cada entrevistado podia escolher três itens, o que leva a uma soma dos percentuais superior a 100%.

Na avaliação da CNI, o encolhimento da economia no ano passado e a continuidade da pandemia de covid-19 justificam a preocupação com o desemprego. A entidade defende a vacinação em massa da população para garantir a retomada da economia com ganhos na saúde e no emprego. Para a confederação, somente a vacinação permite o retorno seguro dos brasileiros à rotina, a recuperação do mercado consumidor e a volta à normalidade na produção.

Diferenças regionais

Em relação ao emprego, a pesquisa apontou que a questão preocupa principalmente os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste, onde o item foi considerado prioritário por 52% dos entrevistados. Na divisão por faixa de renda, a preocupação é maior entre as famílias que recebem até um salário mínimo, com 44%.

No Norte e no Centro-Oeste, o combate à corrupção ficou em segundo lugar, com 45% das citações. Em seguida vieram educação e saúde, empatados com 40%, e segurança pública (38%). No Nordeste, 39% consideram que a promoção do emprego deve ser prioridade, seguido de saúde (35%), educação (34%), combate à corrupção (29%) e segurança (25%).

A preocupação contrasta com as regiões mais ricas, que elegeram a saúde como prioridade. No Sudeste, 39% da população citaram a melhoria da saúde, 38% apontaram o emprego, 33% marcaram o combate à corrupção e 33% defenderam a educação. No Sul, 46% elegeram como prioridade a saúde e 45%, o emprego. O combate à corrupção (40%), a educação (30%) e a segurança pública (23%) completaram a lista entre os habitantes da região.

Periferia

Tanto nas capitais quanto no interior, o combate ao desemprego é considerado prioridade, com 41% e 43% de menções, respectivamente. Nas periferias, porém, a prioridade é melhorar os serviços de saúde (44%). Em seguida, melhorar a qualidade da educação, com 40%. A promoção de empregos, nas periferias, cai para a terceira posição, com 37%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em todo o país. As entrevistas foram feitas entre 5 e 8 de dezembro de 2020.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Carregamento de perfumes importados e produtos eletrônicos é apreendido em Palmital

Carga tem valor total estimado em R$ 160.000,00.

Ministério da Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Ministro diz que é prioridade da pasta oferecer o imunizante

Vereador Douglas Khenayfis critica demora no repasse de recursos para entidades de Paraguaçu

Ele apresentou requerimento na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal.

Dirigir com neblina exige prudência ao volante

Eixo SP orienta motoristas sobre os cuidados necessários para garantir a segurança nas viagens

Caminhonete furtada em São Paulo é apreendida pela Polícia Rodoviária em Palmital

Durante a vistoria no veículo, os PM’s constataram que as placas haviam sido trocadas

Consignado CLT: contratação será feita diretamente com os bancos a partir desta sexta

Modalidade está disponível desde 21 de março por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

ACE Paraguaçu impulsiona protagonismo feminino e destaca empreendedoras locais para prêmio nacional

Duas empreendedoras vão representar a cidade no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Maioria no país, alunos mais pobres têm menor aprendizado em leitura

Apenas um quarto deles alcança nível adequado no 4º ano do fundamental

ANUNCIE DIVULGUE