Sábado, 18 de Janeiro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Lei que reconhecia academias, restaurantes e salões de beleza como essenciais é revogada na Câmara

12/02/2021 - Vereadores se reuniram na manhã de hoje em Sessão Extraordinária.


Lei que reconhecia academias, restaurantes e salões de beleza como essenciais é revogada na Câmara

Reunida em Sessão Extraordinária na manhã de sexta-feira (12), a Câmara de Vereadores aprovou, por 7 votos favoráveis e 5 contrários, projeto de autoria do Prefeito Antian, que revoga a Lei Municipal nº 3.362/2021 que reconhece como essenciais para a população de Paraguaçu Paulista as atividades desenvolvidas por academias, comércio varejista, bares, lanchonetes, restaurantes e salões de beleza.

O presente projeto revoga a Lei Municipal nº 3.362/2021 que reconheceu essenciais, à população de Paraguaçu Paulista, as atividades desenvolvidas por academias, comércio varejista, bares, lanchonetes, restaurantes e salões de beleza, cuja autoria foi da Mesa Diretora da Câmara, com assinatura de apoio dos demais Vereadores da Casa.

Após a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, a lei respectiva foi sancionada e promulgada pelo Chefe do Executivo no dia 03/02/2021. Porém, no dia 05/02/2021 de acordo com a justificativa do Prefeito, o município foi notificado quanto à decisão liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na Ação Direta de Inconstitucionalidade em trâmite naquele Egrégio Tribunal, suspendendo os efeitos do Decreto Municipal nº 6.687/2021, que flexibilizou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em nossa cidade.

Assim, tanto o ato normativo (Decreto Municipal nº 6.687) como a Lei nº 3.362/2021 não podem ser expedidos pelo município, pois, contrariam a decisão liminar de que o município de Paraguaçu Paulista deve seguir o Plano São Paulo, razão pela qual se propôs o referido projeto de lei.

Por esse motivo, a fim de zelar pela legalidade dos atos públicos da administração, o Chefe do Executivo optou por revogar a Lei Municipal em questão. Frise-se que a sanção e promulgação da lei se deram antes da decisão judicial, ocorrendo posteriormente somente a publicação. Importante frisar ainda que a publicação da Lei Municipal nº 3.362/2021 no dia 10/02/2021 no Diário Oficial do Município, foi ato de mera formalidade legal após a promulgação que já havia ocorrido no dia 03/02/2021, anterior à decisão judicial.

Foram favoráveis ao projeto os vereadores: Vanes Generoso, Marcelo Gregório, Daniel Faustino, Professor Rodrigo, Paulo Japonês, Professor Derly e Fábio Santos; foram contrários: Juninho do Peg Pag Lima, Professora Delmira, Graciane de Madureira, Ricardo Rio e Vilma Bertho.

Como o nosso município encontra-se na fase laranja do Plano São Paulo, não haverá neste momento quaisquer mudanças no comércio e estabelecimentos prestadores de serviço.

 

Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Homem é preso em flagrante por ameaçar esposa com faca na frente da Delegacia da Mulher em Botucatu

Vítima foi até a delegacia para denunciar o companheiro por violência doméstica após agressão

Associação Comercial alerta para novo golpe do DDA em Paraguaçu Paulista

No golpe do Débito Direto Autorizado criminosos enviam boletos visando enganar as vítimas.

Curta produzido em Paraguaçu é selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Berlim

Filme é dirigido e produzido por paraguaçuenses e foi filmado em Paraguaçu Paulista.

Corpo de motociclista é encontrado carbonizado após colisão frontal com caminhão, em Rancharia

Acidente foi registrado na Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes (SP-457), nesta sexta-feira (17).

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira

Prazo vai até o dia 21 de janeiro

Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China

hMPV causa infecção do trato respiratório superior, o resfriado comum.

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas

Aposta de Indaiatuba (SP) acerta Mega-Sena e ganha R$ 37,3 milhões

63 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 46.245,21 cada

ANUNCIE DIVULGUE