Temporal alaga ruas e casas em Maracaí e cidade entra em estado de calamidade
01/02/2021 - Casas, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos foram alagados.
Uma forte chuva no início da tarde deste domingo (31) provocou alagamentos em ruas e estabelecimentos comerciais de Maracaí (SP), colocando a cidade em estado de calamidade pública.
Moradores da cidade registraram imagens de um supermercado que teve suas dependências tomadas pela água, que invadiu todos os corredores e a área de caixas.
O Corpo de Bombeiros de Assis, que atende a cidade, informou que recebeu um chamado de desabamento de parte de uma residência com duas crianças dentro.
A corporação não chegou a ir até Maracaí porque pouco depois ligações informaram que as crianças já tinham sido retiradas por moradores e não tiveram ferimentos.
Além disso, a chuva afetou também órgãos públicos da cidade. O Centro Cultural, a Biblioteca Municipal, a Secretaria da Educação, o Paço Municipal e outros órgãos públicos sofreram danos causados pela chuva e tiveram documentos, equipamentos e outros objetos danificados durante o temporal. O Hospital Beneficente de Maracaí também ficou danificado.
Ainda durante a chuva, equipes da Prefeitura Municipal se mobilizaram para prestar socorro à população atingida. Ainda na noite deste domingo (31), a Prefeitura publicou um pedido de doações de roupas, alimentos, móveis e colchões para as famílias atingidas pela tempestade.
RISCO DE ROMPIMENTO DE BARRAGENS
O prefeito de Maracaí, Paulinho da Saúde, entrou em contato na noite deste domingo 931) com o prefeito Antian, de Paraguaçu Paulista e foi informado que no momento não há risco de rompimento de barragens ou represas, bem como a abertura de comportas na cidade de Paraguaçu Paulista.
Ambos prefeitos estão monitorando a situação das águas das respectivas cidades.
A equipe da Prefeitura de Maracaí ficou de plantão durante toda a noite para atendimentos necessários.